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OPINIÃO

Transtorno antissocial ou mau comportamento?

O mau com­por­ta­men­to in­fan­til é, por na­tu­re­za, ori­gi­na­do por sua ima­tu­ri­da­de de li­dar com si­tu­a­ções que não con­se­gue so­lu­ci­o­nar ou so­bre a qual não con­se­gue se ex­pres­sar de for­ma so­ci­al­men­te ade­qua­da e, por is­so, é im­por­tan­te o em­pe­nho dos pa­is e fa­mi­lia­res na edu­ca­ção. Em ca­so de in­dis­ci­pli­na e agres­si­vi­da­de re­cor­ren­te, é ne­ces­sá­rio in­ves­ti­gar. Vis­to que o meio em que vi­ve tem in­flu­ên­cia so­bre a cri­an­ça, ca­so o am­bi­en­te se­ja hos­til, con­tur­ba­do e/ou agres­si­vo a mal­da­de da cri­an­ça, nes­se con­tex­to, po­de ser ape­nas uma con­se­quên­cia.

Quan­do o com­por­ta­men­to ca­rac­te­ri­za­do por agres­si­vi­da­de ocor­re com uma fre­quên­cia per­tur­ba­do­ra – em lo­ca­is ines­pe­cí­fi­cos e sem mo­ti­vo apa­ren­te, so­ma­dos com com­por­ta­men­to de fri­e­za, fal­ta de sen­si­bi­li­da­de e fal­ta de em­pa­tia (com­pre­en­der o que cau­sa no ou­tro/se co­lo­car nes­te lu­gar), en­tre ou­tros – e ca­so per­ce­ba que o di­á­lo­go não é com­pre­en­di­do pe­la cri­an­ça – de­vi­do à con­cep­ção ego­cen­tra­da de­la –, é fun­da­men­tal ob­ser­vá-la com mais aten­ção.

A cri­an­ça que apre­sen­ta fal­ta de sen­si­bi­li­da­de e em­pa­tia com os pa­is e com ou­tras pes­so­as e ani­mais, co­mo ci­ta Le­her, não pos­sui a “ha­bi­li­da­de de en­ten­der ou par­ti­lhar os sen­ti­men­tos do ou­tro”. Se a afe­ti­vi­da­de pe­los pa­is é de­mons­tra­da so­men­te quan­do há al­gu­ma sa­tis­fa­ção do in­te­res­se da cri­an­ça, sen­do usa­da co­mo mo­e­da de tro­ca, pa­ra ofe­re­cer sua afei­ção e se exis­tem si­nais de que gos­ta de as­sis­tir ou cau­sar so­fri­men­to de ani­mais ou ou­tras pes­so­as po­de ser in­dí­cio do Tran­stor­no de Con­du­ta, que após a mai­or ida­de é de­no­mi­na­do Tran­stor­no An­tis­so­ci­al (psi­co­pa­tia).

Ao fi­nal da in­fân­cia, po­de apre­sen­tar mai­o­res in­dí­ci­os, ca­rac­te­ri­za­dos por men­ti­ras ex­ces­si­vas, ma­ni­pu­la­ção, tra­pa­ça, bem co­mo ati­tu­des que pre­ju­di­cam ou­tras pes­so­as pa­ra con­se­guir seus ob­je­ti­vos. Es­sas cri­an­ças são in­te­li­gen­tes e ego­ís­tas, po­dem fin­gir sen­ti­men­tos, ape­sar de não os sen­tir de fa­to, gos­tam de in­cen­di­ar coi­sas, tor­tu­ram e/ou ma­tam pe­que­nos ani­mais, pro­vo­cam bri­gas, fe­ri­men­tos, de­mons­tram gran­de di­fi­cul­da­de de se­guir as re­gras e não sen­tem cul­pa ou re­mor­so por su­as atro­ci­da­des. A pu­ni­ção pa­ra es­ses ca­sos é, em ge­ral, ine­fi­ci­en­te, pois a me­di­da mais ade­qua­da é o acom­pa­nha­men­to de um pro­fis­si­o­nal psi­có­lo­go e psi­qui­a­tra.

No de­cor­rer da ado­les­cên­cia, é co­mum pra­ti­car mui­tos de­li­tos, co­mo van­da­lis­mo, in­cên­di­os e tor­tu­ra com ani­mais. Tais com­por­ta­men­tos ten­dem a evo­lu­ir na fa­se adul­ta pa­ra es­tu­pros, ho­mi­cí­di­os e, em al­guns ca­sos, o su­jei­to po­de se tor­nar um se­ri­al kil­ler e apre­sen­tar ca­ni­ba­lis­mo e/ou ne­cro­fi­lia.

A pre­sen­ça des­te in­di­ví­duo de per­so­na­li­da­de an­tis­so­ci­al é ame­a­ça­do­ra pa­ra a so­ci­e­da­de e até mes­mo pa­ra a fa­mí­lia, pois ele é in­ca­paz de se sen­si­bi­li­zar com a dor de qual­quer ou­tro in­di­ví­duo. Es­sa in­ca­pa­ci­da­de tem ori­gem bi­o­ló­gi­ca, ape­sar de que, em mui­tos ca­sos, o am­bi­en­te po­de ser um fa­tor agre­ga­do. Es­tu­dos re­ve­lam que o cé­re­bro de psi­co­pa­tas apre­sen­ta al­te­ra­ções ana­tô­mi­cas, sen­do ob­ser­va­das na par­te cha­ma­da amíg­da­la, o que jus­ti­fi­ca a fal­ta de em­pa­tia e cul­pa.

Ain­da que es­ses ele­men­tos se­jam iden­ti­fi­ca­dos na in­fân­cia, não há ga­ran­tia de re­cu­pe­ra­ção pa­ra que es­se su­jei­to con­si­ga vi­ver em so­ci­e­da­de de for­ma har­mo­ni­o­sa, mas o acom­pa­nha­men­to pro­fis­si­o­nal tem a fun­ção de mi­ni­mi­zar seus da­nos so­ci­ais.

(Au­to­ra: Tayna­ra Edith, psi­có­lo­ga clí­ni­ca, so­ci­al e pa­les­tran­te. Co­au­tor: Eduar­do Ba­tis­ta, psi­có­lo­go clí­ni­co, so­ci­al e pa­les­tran­te.

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