Home / Opinião

OPINIÃO

Um compromisso de todos nós

Em meio à cor­ri­da pre­si­den­ci­al, his­to­ri­ca­men­te, acom­pa­nha­mos pau­tas li­ga­das à con­ser­va­ção am­bien­tal se­rem co­lo­ca­das em se­gun­do pla­no. O re­sul­ta­do des­sa pos­tu­ra são man­da­tos ino­pe­ran­tes em re­la­ção à de­gra­da­ção gra­du­al e inin­ter­rup­ta de nos­sas flo­res­tas e re­cur­sos na­tu­ra­is. Pre­ci­sa­mos que os can­di­da­tos ao Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da – as­sim co­mo can­di­da­tos ao Le­gis­la­ti­vo e aos exe­cu­ti­vos es­ta­du­ais – as­su­mam com­pro­mis­sos ver­da­dei­ros com a pre­ser­va­ção da nos­sa bi­o­di­ver­si­da­de, por mais que pro­mes­sas li­ga­das ao meio am­bi­en­te não atra­i­am tan­tos vo­tos.

No­vas len­tes e olhar crí­ti­co so­bre a nos­sa in­com­pa­rá­vel bi­o­di­ver­si­da­de – Ma­ta At­lân­ti­ca, Ama­zô­nia, Cer­ra­do, Pam­pa, am­bi­en­tes cos­tei­ros e ma­ri­nhos... – mos­tram co­mo a con­ser­va­ção de nos­sos bi­o­mas são vi­tais pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do pa­ís e pa­ra o bem-es­tar da po­pu­la­ção. O que se­ria de to­dos os se­to­res da eco­no­mia e das nos­sas ci­da­des sem água abun­dan­te e lim­pa, so­los pro­du­ti­vos e re­cur­sos na­tu­ra­is? Áre­as ver­des e cos­tei­ras pre­ser­va­das nos ga­ran­tem tam­bém atra­ti­vos tu­rís­ti­cos, cli­ma equi­li­bra­do e ar de qua­li­da­de.

Nos­sos go­ver­nan­tes e to­dos nós bra­si­lei­ros pre­ci­sa­mos per­ce­ber que o nos­so ca­pi­tal ver­de su­por­ta e dá sus­ten­to às de­mais ati­vi­da­des, se­jam elas eco­nô­mi­cas ou so­ci­ais. En­tre os 17 ob­je­ti­vos de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel pro­pos­tos pe­las Na­ções Uni­das pa­ra trans­for­mar o mun­do até 2030, os qua­tro re­la­ci­o­na­dos à pro­te­ção e à con­ser­va­ção da bi­os­fe­ra são es­sen­ci­ais pa­ra atin­gir os de­mais, co­mo aca­bar com a fo­me, ga­ran­tir vi­da sa­u­dá­vel à po­pu­la­ção e per­mi­tir o cres­ci­men­to eco­nô­mi­co. Sem o uso sus­ten­tá­vel dos re­cur­sos na­tu­ra­is, os im­pac­tos ne­ga­ti­vos do de­se­qui­lí­brio do ecos­sis­te­ma se­rão am­pli­a­dos.

Com­pro­mis­sos fac­tí­veis pa­ra os pró­xi­mos qua­tro anos – pro­pos­tos em car­tas ela­bo­ra­das aos pre­si­den­ci­á­veis pe­la SOS Ma­ta At­lân­ti­ca e pe­lo Con­se­lho Em­pre­sa­ri­al Bra­si­lei­ro pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel, por exem­plo – en­glo­bam: a im­plan­ta­ção de in­cen­ti­vos eco­nô­mi­cos, fis­cais e tri­bu­tá­rios vol­ta­dos à ma­nu­ten­ção e à re­ge­ne­ra­ção da ve­ge­ta­ção na­ti­va em imó­veis pri­va­dos; a ga­ran­tia do uso pú­bli­co qua­li­fi­ca­do em pe­lo me­nos me­ta­de dos par­ques na­ci­o­nais, for­ta­le­cen­do ins­ti­tu­i­ções pú­bli­cas e pro­mo­ven­do con­ces­sões de ser­vi­ços, tu­ris­mo e ou­tros ne­gó­ci­os sus­ten­tá­veis; o au­men­to do uso de fon­tes re­no­vá­veis de ener­gia; mai­or con­tro­le e mo­ni­to­ra­men­to pa­ra ze­rar o des­ma­ta­men­to; e a pro­te­ção de pe­lo me­nos 10% dos di­fe­ren­tes ecos­sis­te­mas cos­tei­ros e ma­ri­nhos – co­mo man­gues, res­tin­gas e co­ra­is – a par­tir da cri­a­ção de uni­da­des de con­ser­va­ção pa­ra a con­ser­va­ção da bi­o­di­ver­si­da­de.

Es­sas pro­pos­tas são pos­sí­veis e a res­pon­sa­bi­li­da­de não re­cai ape­nas so­bre o po­der pú­bli­co. A so­ci­e­da­de ci­vil or­ga­ni­za­da, o se­tor pri­va­do e as uni­ver­si­da­des tam­bém têm seu pa­pel nes­te pro­ces­so e de­vem es­tar aber­tos a par­ce­rias e pro­je­tos qua­li­fi­ca­dos. Nes­te mês, a Fun­da­ção Gru­po Bo­ti­cá­rio com­ple­ta 28 anos de­di­ca­dos à pro­te­ção da na­tu­re­za. Ao la­do de ou­tras en­ti­da­des e em con­ta­to di­re­to com ato­res pú­bli­cos, sa­be­mos que os de­sa­fi­os pa­ra con­ser­var o pa­tri­mô­nio na­tu­ral são gran­des, ur­gen­tes e de to­dos os bra­si­lei­ros. Atu­ar em re­de e nos unir­mos tor­na-se vi­tal.

(Ma­lu Nu­nes é di­re­to­ra-exe­cu­ti­va da Fun­da­ção Gru­po Bo­ti­cá­rio de Pro­te­ção à Na­tu­re­za)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias