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OPINIÃO

Um modelo de sucesso

Há pes­so­as que, em no­me de um pseu­do­le­ga­lis­mo, aca­bam se mos­tran­do de­fen­so­ras do pi­or pa­ra os mais ne­ces­si­ta­dos.

To­dos, in­dis­tin­ta­men­te, sa­bem da ex­ces­si­va bu­ro­cra­cia que exis­te no ser­vi­ço pú­bli­co bra­si­lei­ro. Ações, por mais sim­ples que se­jam, le­vam mes­es pa­ra se­rem con­cre­ti­za­das.

Ape­sar de afe­tar di­re­ta­men­te aque­les que pre­ci­sam des­tas ações, quan­do elas ocor­rem em se­to­res que não en­vol­vem di­re­ta­men­te a vi­da, po­dem ser jus­ti­fi­ca­das sua de­mo­ra. No en­tan­to, na sa­ú­de is­to não po­de ocor­rer, por­que vi­das que es­tão en­vol­vi­das.

Nun­ca pas­sei por di­le­ma tão gran­de quan­do as­su­mi, em 2011, a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Sa­ú­de. A ex­ces­si­va bu­ro­cra­cia in­ter­na, a fal­ta de ex­per­ti­se do ór­gão e tam­bém os ní­veis bu­ro­crá­ti­cos dos ór­gã­os re­vi­so­res, fa­zi­am com que os pro­ces­sos de com­pras de me­di­ca­men­tos e in­su­mos le­vas­sem em mé­dia 540 di­as pa­ra se­rem con­cluí­dos; re­sul­tan­do no co­lap­so to­tal do aten­di­men­to na re­de de hos­pi­tais do Es­ta­do.

Em 2012, co­me­ça­mos a trans­fe­rên­cia da ad­mi­nis­tra­ção da re­de hos­pi­ta­lar do Es­ta­do pa­ra as Or­ga­ni­za­ções So­ci­ais. O re­sul­ta­do foi ime­di­a­to na me­lho­ria da in­fra­es­tru­tu­ra dos hos­pi­tais e no aten­di­men­to à po­pu­la­ção. A pró­pria mí­dia e o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co sen­ti­ram a ime­di­a­ta di­mi­nu­i­ção das re­cla­ma­ções dos usu­á­rios. Fi­ze­mos pes­qui­sas en­tre os usu­á­rios e fa­mi­lia­res, e, cons­ta­ta­mos mé­dia de sa­tis­fa­ção de 90% no aten­di­men­to.

Exis­te no Bra­sil uma en­ti­da­de in­de­pen­den­te cha­ma­da ONA (Or­ga­ni­za­ção Na­ci­o­nal de Acre­di­ta­ção). A ONA ana­li­sa e acom­pa­nha a qua­li­da­de do ser­vi­ço pres­ta­do em hos­pi­tais par­ti­cu­la­res e pú­bli­cos. Cer­ti­fi­ca os hos­pi­tais por ex­ce­lên­cia no aten­di­men­to ao usu­á­rio em ní­veis de ex­ce­lên­cia: ONA 1 (sim­ples), ONA 2 (in­ter­me­di­á­rio) e ONA 3 (The Best).

Pois bem, em 2011, não exis­tia hos­pi­tal pú­bli­co acre­di­ta­do pe­la ONA em Go­i­ás. Em 2018, te­mos seis hos­pi­tais (Crer, HGG, Hugo, HDT, Hurso E Ernestina-Pi­re­nó­po­lis/GO) cer­ti­fi­ca­dos pe­la ONA. No Bra­sil, en­tre pú­bli­cos e pri­va­dos, ape­nas 12 hos­pi­tais têm ONA 3. Do­ze! Sen­do que dois são de Go­i­ás, o Crer e o HGG.

Mas quan­do nós pre­sen­ci­a­mos uma re­ces­são no pa­ís, com con­se­quên­cias pa­ra to­dos os es­ta­dos da fe­de­ra­ção, in­clu­si­ve Go­i­ás, com atra­so de re­pas­ses em vá­ri­as áre­as, de­vi­do à que­da na ar­re­ca­da­ção, o ques­ti­o­na­men­to é so­bre o mo­de­lo de OS e não so­bre a su­pe­ra­ção das di­fi­cul­da­des.

Nin­guém dis­se que pre­ci­sa­va aca­bar com o mo­de­lo de tor­no­ze­lei­ra ele­trô­ni­ca pe­lo fa­to da em­pre­sa que mo­ni­to­ra des­li­gar o sis­te­ma. No en­tan­to, uma ad­mi­nis­tra­ção tão com­ple­xa co­mo a de um hos­pi­tal, que pre­ci­sa de to­dos os es­for­ços pa­ra con­ti­nu­ar pres­tan­do ser­vi­ço de qua­li­da­de, acu­sam o mo­de­lo de OS.

Os ór­gã­os de con­tro­le têm o di­rei­to e a obri­ga­ção de fis­ca­li­zar, acom­pa­nhar e até pu­nir, mas não con­tes­tar um mo­de­lo que deu cer­to.

(An­to­nio Fa­lei­ros, mé­di­co)

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