Home / Opinião

OPINIÃO

Voto ético

Co­mo eter­no apren­diz de fi­ló­so­fo e te­ó­lo­go da Éti­ca, apre­sen­to cri­té­rios - ra­ci­o­nais (fi­lo­só­fi­cos) e ra­ci­o­nais à luz da Fé (te­o­ló­gi­cos) - pa­ra que, nas elei­ções po­lí­ti­cas, o nos­so vo­to se­ja éti­co.

O ser hu­ma­no é na­tu­re­za (par­te in­te­gran­te da na­tu­re­za) e “sa­be” que é na­tu­re­za. Ora - por “sa­ber” que é na­tu­re­za - ele é um ser his­tó­ri­co, si­tu­a­do (num lu­gar) e da­ta­do (num tem­po). A na­tu­re­za é o jar­dim e o ser hu­ma­no (além de ser par­te in­te­gran­te do jar­dim) é o jar­di­nei­ro. O jar­dim não exis­te sem o jar­di­nei­ro e o jar­di­nei­ro não exis­te sem o jar­dim.

O com­por­ta­men­to éti­co do ser hu­ma­no - em ní­vel de Op­ção fun­da­men­tal, de Ati­tu­des e de Atos - é o com­por­ta­men­to mais hu­ma­no na­tu­ral e mais na­tu­ral hu­ma­no “pos­sí­vel” nu­ma de­ter­mi­na­da si­tu­a­ção his­tó­ri­ca con­cre­ta.

É à luz des­se prin­cí­pio que sur­gem cri­té­rios pa­ra que o nos­so vo­to (ou se­ja, o nos­so ato de vo­tar) se­ja éti­co:

  1. Cri­té­rio es­tru­tu­ral (sis­tê­mi­co):


An­tes de vo­tar, pre­ci­sa­mos fa­zer um ju­í­zo éti­co (ju­í­zo de va­lor) ra­ci­o­nal (fi­lo­só­fi­co) e ra­ci­o­nal à luz da Fé (te­o­ló­gi­co) so­bre o sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral no qual vi­ve­mos. Co­mo diz o di­ta­do: pe­los fru­tos co­nhe­ce­reis a ar­vo­re. Os prin­ci­pa­is fru­tos do sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral são: de­si­gual­da­de ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da e le­ga­li­za­da: uma vi­o­lên­cia es­tru­tu­ral per­ma­nen­te, que ge­ra ou­tras vi­o­lên­cias pes­so­ais e de gru­pos; ido­la­tria do di­nhei­ro ou pri­ma­do do deus di­nhei­ro, ao qual tu­do é sa­cri­fi­ca­do, in­clu­si­ve a vi­da hu­ma­na e to­das as for­mas de vi­da; prá­xis (uni­da­de di­a­lé­ti­ca de prá­ti­ca e te­o­ria) an­ti­e­co­ló­gi­ca, que des­trói sis­te­má­ti­ca e per­ma­nen­te­men­te a na­tu­re­za (a nos­sa Ir­mã Mãe Ter­ra) pa­ra ob­ter lu­cros ca­da vez mais exor­bi­tan­tes.

Um sis­te­ma es­tru­tu­ral­men­te de­si­gual, idó­la­tra e an­ti­e­co­ló­gi­co po­de ser me­lho­ra­do e hu­ma­ni­za­do? Por se tra­tar de ini­qui­da­de es­tru­tu­ral (que, fi­lo­so­fi­ca­men­te, cha­ma­mos de “mal mo­ral es­tru­tu­ral” e, te­o­lo­gi­ca­men­te, de “pe­ca­do es­tru­tu­ral”), a res­pos­ta é: não.

Es­sa ini­qui­da­de es­tru­tu­ral ou sis­tê­mi­ca - que as­su­me vá­rios ros­tos nas áre­as da sa­ú­de, edu­ca­ção, cul­tu­ra, eco­lo­gia, tra­ba­lho e ou­tras - só po­de ser ven­ci­da e su­pe­ra­da mu­dan­do as es­tru­tu­ras. E, mu­dan­do as es­tru­tu­ras, mu­da o sis­te­ma. Tra­ta-se de um mal ou pe­ca­do ob­je­ti­vo que não de­pen­de so­men­te da von­ta­de in­di­vi­dual das pes­so­as.

  1. Cri­té­rios pes­so­ais:


An­tes de vo­tar, pre­ci­sa­mos:

  1. to­mar con­sci­ên­cia crí­ti­ca do “mal mo­ral es­tru­tu­ral” ou “pe­ca­do es­tru­tu­ral” que exis­te no Bra­sil e no mun­do;
  2. po­si­cio­nar-se cla­ra­men­te con­tra es­se mal ou pe­ca­do;
  3. des­co­brir ca­mi­nhos no­vos pa­ra ven­cê-lo;
  4. es­tar dis­pos­tos a par­ti­ci­par - de acor­do com as ca­pa­ci­da­des e pos­si­bi­li­da­des de ca­da um/uma - das lu­tas dos Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res. Sin­di­ca­tos de Tra­ba­lha­do­res/as, Par­ti­dos Po­lí­ti­cos, Co­mi­tês ou Fó­runs de Di­rei­tos Hu­ma­nos e ou­tras Or­ga­ni­za­ções, com­pro­me­ti­dos/as com o Pro­je­to Po­pu­lar (so­ci­al, eco­nô­mi­co, po­lí­ti­co, eco­ló­gi­co e cul­tu­ral), que é a So­ci­e­da­de do Bem Vi­ver e do Bem Con­vi­ver ou, à luz da Fé, o Rei­no de Deus na his­tó­ria do ser hu­ma­no e do mun­do;
  5. por fim, ter con­sci­ên­cia que - cons­tru­in­do o Pro­je­to Po­pu­lar - es­ta­mos cons­tru­in­do um sis­te­ma al­ter­na­ti­vo, es­tru­tu­ral­men­te jus­to e que po­de­rá ser sem­pre aper­fei­ço­a­do.


“Per­gun­to-me - diz o Pa­pa Fran­cis­co - se so­mos ca­pa­zes de re­co­nhe­cer que es­tas re­a­li­da­des des­tru­ti­vas cor­res­pon­dem a um sis­te­ma que se tor­nou glo­bal. Re­co­nhe­ce­mos que es­te sis­te­ma im­pôs a ló­gi­ca do lu­cro a to­do o cus­to, sem pen­sar na ex­clu­são so­ci­al nem na des­tru­i­ção da na­tu­re­za? Se é as­sim - in­sis­to - di­ga­mo-lo sem me­do: que­re­mos uma mu­dan­ça, uma mu­dan­ça re­al, uma mu­dan­ça de es­tru­tu­ras. Es­te sis­te­ma é in­su­por­tá­vel: não o su­por­tam os cam­po­nes­es, não o su­por­tam os tra­ba­lha­do­res, não o su­por­tam as co­mu­ni­da­des, não o su­por­tam os po­vos... E nem se­quer o su­por­ta a Ter­ra, a Ir­mã Mãe Ter­ra, co­mo di­zia São Fran­cis­co”.

O Pa­pa diz ain­da que es­te sis­te­ma in­su­por­tá­vel “ex­clui, de­gra­da e ma­ta!”. E con­ti­nua afir­man­do: “Que­re­mos uma mu­dan­ça nas nos­sas vi­das, nos nos­sos bair­ros, no vi­la­re­jo, na nos­sa re­a­li­da­de mais pró­xi­ma; mas uma mu­dan­ça que atin­ja tam­bém o mun­do in­tei­ro, por­que ho­je a in­ter­de­pen­dên­cia glo­bal re­quer res­pos­tas glo­bais pa­ra os pro­ble­mas lo­ca­is. A glo­ba­li­za­ção da es­pe­ran­ça, que nas­ce dos po­vos e cres­ce en­tre os po­bres, de­ve sub­sti­tu­ir es­ta glo­ba­li­za­ção da ex­clu­são e da in­di­fe­ren­ça” (Pa­pa Fran­cis­co. 2º En­con­tro Mun­di­al dos Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res. San­ta Cruz de la Sier­ra - Bo­lí­via, 09/07/15).

Os cri­té­rios apre­sen­ta­dos pa­ra que o nos­so vo­to se­ja éti­co são vá­li­dos tam­bém pa­ra to­da prá­xis (uni­da­de di­a­lé­ti­ca de te­o­ria e prá­ti­ca) po­lí­ti­ca. Me­di­te­mos!

“Cui­da­do com os fal­sos pro­fe­tas: eles vêm a vo­cês ves­ti­dos com pe­les de ove­lha, mas por den­tro são lo­bos fe­ro­zes” (Mt 7,15). A res­pon­sa­bi­li­da­de pe­lo Bra­sil é nos­sa! Que o vo­to se­ja re­al­men­te um exer­cí­cio con­sci­en­te de ci­da­da­nia! E que Deus nos ilu­mi­ne!

(Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção - SP), pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias