Home / Opinião

OPINIÃO

Voto nulo com orgulho

“Co­mo con­se­gue co­mu­ni­car-se com o chi­nês, se não fa­lam a mes­ma lín­gua e ele não fa­la in­glês?”, per­gun­tou a rus­sa Lenny, ra­di­ca­da em New York, ao as­sis­tir meu in­ter­lú­dio com o fi­lho da ter­ra de Mao, em meio aos di­ver­sos con­ves­con­tes do fim de tar­de da  Frankfur­ter Buchmess, Ale­ma­nha.

“O mais di­fí­cil ho­je pa­ra mim é me co­mu­ni­car com o po­vo da mi­nha ter­ra. Até com chi­nês e mar­cia­no pa­re­ce mais fá­cil”, res­pon­di em in­glês. An­tes de acu­sa­rem o es­cri­ba de es­no­bis­mo, si­gam o pas­seio.

En­tra­mos na fi­la do es­pa­ço do Bra­sil pa­ra ex­pe­ri­men­tar cai­pi­ri­nha, mais pa­ra mos­trar à rus­sa o que era, nun­ca gos­tei de ca­cha­ça, mes­mo ado­ça­da e com li­mão. Ao la­do da enor­me pa­ne­la da be­bi­da, iden­ti­fi­quei um ti­ra­gos­to es­tra­nho. Eles es­ta­vam ser­vin­do “pret­zel”, bis­coi­to de ori­gem eu­ro­péia con­sa­gra­do nos EUA. Mais cai­pi­ra(sen­ti­do pe­jo­ra­ti­vo), im­pos­sí­vel. “Va­mos di­vi­dir um, pa­ra ver se é tão ru­im quan­to os que já ex­pe­ri­men­tei”, dis­se à ami­ga. E a aten­den­te bra­si­lei­ra con­fir­mou que “com cer­te­za é tão ru­im quan­to ou­tros”.

Por quê an­ji­nhos, na mai­or fei­ra de li­vros do mun­do, o Bra­sil tem que ser­vir bis­coi­to ame­ri­ca­no du­ro, sal­ga­do e amar­go, fa­mo­so por­que até o en­tão pre­si­den­te Ge­or­ge W. Bush se en­gas­gou ao co­mer um? Exis­tem me­lho­res acom­pa­nhan­tes pa­ra cai­pi­ri­nha, do po­li­ti­ca­men­te in­cor­re­to tor­res­mo até quei­jos, man­dio­qui­nhas, qui­bes, co­xi­nhas, pão de quei­jo, pa­mo­nha, em­pa­da, pas­tel, ji­ló...

Não con­si­go mais me co­mu­ni­car com meu po­vo. Vai ou­tro exem­plo.

Re­ce­bi aplau­sos pe­la vi­tó­ria de Ci­ro Go­mes na co­mu­ni­da­de bra­si­lei­ra da Fran­ça, cu­jo es­ta­blishment é do­mi­na­do pe­lo par­ti­do da sei­ta qua­dri­lha.

O re­sul­ta­do se­ria ou­tro no Bra­sil se ti­ves­sem fei­to o que fi­ze­mos aqui: des­cons­tru­ir o PT to­tal­men­te e sem pe­na. O PDT pre­fe­riu, por exem­plo, in­ves­tir mi­lhões em ví­deo com bre­ga­ne­jos can­tan­do in­tra­gá­vel can­ção que nem de lon­ge te­ve efei­to de dei­xar na me­mó­ria re­frão efi­caz co­mo o “Lá lá Bri­zo­la” de al­gum tem­po atrás. Fi­ze­ram cam­pa­nha pro­vin­ci­a­na, que­ren­do agra­dar RJ-SP, en­quan­to na Fran­ça, sem re­ce­ber nem co­po de água de apoio, o po­vo deu-lhe a vi­tó­ria mais bo­ni­ta, le­van­do-o pa­ra o se­gun­do tur­no e mais, com o opo­nen­te di­to “pro­gres­sis­ta”.

Mas quem já viu fil­me do gê­ne­ro ca­tás­tro­fe, sa­be que é re­cor­ren­te o per­so­na­gem que iden­ti­fi­ca si­nais da tra­gé­dia e ten­ta aler­tar ser­vi­ços com­pe­ten­tes, en­fren­tan­do  in­di­fe­ren­ça,  in­cre­du­li­da­de e es­cár­nio, até que  fa­tos man­cha­dos de san­gue atro­pe­lem  ex­pec­ta­do­res e apa­re­çam opor­tu­nis­tas di­zen­do que “eu sa­bia” que ia dar nis­to. Aler­tar pa­ra a tra­gé­dia que vi­ria e veio, ten­tei fa­zer du­ran­te mes­es, em con­ta­to com o can­di­da­to Ci­ro Go­mes, a quem um jor­na­lis­ta de São Pau­lo de­fi­niu co­mo “meio gê­nio”.

No iní­cio des­se ano, pe­lo te­le­fo­ne, aler­tei: “O sis­te­ma vai usar Lu­is Iná­cio pa­ra que a si­tu­a­ção não evo­lua.” Ele con­cor­dou edu­ca­da­men­te.

Mas ele con­ti­nuou, co­mo no ano in­te­ri­or, em que vi­si­ta­ra Pa­ris, a fa­zer mais cam­pa­nha pa­ra Lu­is Iná­cio e seu par­ti­do, en­quan­to a gen­te ten­ta­va fa­zer cam­pa­nha pa­ra... Ci­ro Go­mes.

Quan­do con­vi­da­mos o ce­a­ren­se pa­ra vi­si­ta à Pa­ris, o di­re­tor da as­so­cia­ção par­cei­ra per­gun­tou: “Mas vo­ce põe a mão no fo­go por ele?” Res­pon­di que não po­nho nem por mim. So­mos edu­ca­dos pa­ra rou­bar. Rou­bar, des­vi­ar di­nhei­ro pú­bli­co. Par­ti­ci­par de es­que­ma vi­rou no Bra­sil es­pé­cie de ob­ses­são e hon­ra­ria, che­gan­do aos bri­os de po­tên­cia se­xu­al.

No Ama­pá ex-pre­fei­to (mé­di­co!) foi fla­gra­do no se­guin­te di­á­lo­go com a aman­te: “Que­ri­da, va­mos des­co­brir mil no­vas po­si­ções, pois os chi­nes­es que­rem in­ves­tir aqui e vão mo­lhar nos­sas mãos com mi­lhões de dó­la­res”.

O ca­ra faz fil­mes, li­vros, mú­si­ca, in­ven­ta coi­sas, cria em­pre­sas. Mas bra­si­lei­ros o ad­mi­ram é se ele es­ti­ver por den­tro de al­gum “es­que­ma”, sub­pro­du­to do “me­ca­nis­mo” ge­ral, tão bem iden­ti­fi­ca­do em sé­rie de TV.

Nes­te ano que se en­cer­ra e no an­te­ri­or, mil ve­zes o ce­a­ren­se dis­se em en­tre­vis­tas que “era ami­go do Lu­la há mais de 30 anos”. E daí?   Te­nho o mai­or or­gu­lho de di­zer que nun­ca se­ria ami­go de gen­te des­se ti­po. Não gos­to de fu­ti­ból e não te­ria as­sun­to pa­ra con­ver­sar com o che­fe do mai­or es­que­ma de cor­rup­ção des­ven­da­do na his­tó­ria do mun­do.

No ano pas­sa­do Ci­ro dis­se que não acre­di­ta­va que o ex-pre­si­den­te fos­se con­de­na­do an­tes das elei­ções (e eu ali, cru­zan­do os de­dos, pa­ra que a jus­ti­ça o pe­gas­se, co­mo bem fei­to pe­gou).

Na Sor­bon­ne, nes­te ano, fi­quei ama­re­lo ao ou­vi-lo di­zer que o ex-pre­si­den­te “ti­rou 40 mi­lhões da mi­sé­ria”. “On­de? Quan­do? Com qual pla­no ou me­di­da ou obra?”, po­de­ria per­gun­tar, se não fos­se o an­fi­tri­ão e es­ti­ves­se ali mais pa­ra apa­gar in­cên­dio. Es­ses 40 mi­lhões de­vem ter sa­í­do dos fun­dos de pen­são e dor­mem em con­tas no ex­te­ri­or que la­ran­jas do PT ain­da têm.

Quan­do per­gun­ta­ram ao Ci­ro, em en­con­tro na as­so­cia­ção par­cei­ra, co­mo en­fren­tar a cor­rup­ção, ele res­pon­deu “dan­do ade­us às ilu­sões”... E na en­tre­vis­ta à Ra­dio Fran­ce In­ter­na­ti­o­nal,  a man­che­te foi “Ci­ro diz que cor­rup­ção não é o prin­ci­pal pro­ble­ma do Bra­sil.” Qua­se cai da ca­dei­ra.

A cor­rup­ção é o mai­or pro­ble­ma do uni­ver­so! Do Va­ti­ca­no, da Fran­ça (der­ru­bou os can­di­da­tos da di­rei­ta, abrin­do ca­mi­nho pa­ra o atu­al pre­si­den­te), dos EUA, até da Chi­na, der­ru­bou im­pé­ri­os, do Ro­ma­no ao So­vi­é­ti­co. Ape­nas quem não vi­ve no Bra­sil re­al é que me­nos­pre­za a cri­se mo­ral que aco­me­te a nos­sa ter­ra des­de quan­do foi “des­co­ber­ta”. Mas ain­da tem gen­te na ve­lha “clas­se po­lí­ti­ca” que faz ca­ra de pai­sa­gem di­an­te dos ter­re­mo­tos que acon­te­cem no Bra­sil.

O ca­ma­ra­da ce­a­ren­se ter­mi­na o ano re­ve­lan­do sua ou­tra me­ta­de co­mo “meio in­gê­nuo”. E (per­de-se ami­go mas não a pia­da) foi elei­to o cor­no do ano, chi­fra­do por tu­do quan­to é la­do, do bê­be cor­rup­to pre­si­den­te da Câ­ma­ra, ao PC do B e  PSB.

Le­vou chi­fre até de sua can­di­da­ta à vi­ce. Um dos sím­bo­los mais po­dres da “clas­se po­lí­ti­ca”, ela con­se­guiu ele­ger se­na­dor o fi­lho no cur­ral to­can­ti­nen­se, mas não con­se­guiu fa­zer seu can­di­da­to a pre­si­den­te ter ali nem mes­mo a mé­dia que te­ve na­ci­o­nal­men­te, dei­xan­do-o fo­ra do cer­ca­do, com me­ros 7% (aqui na Fran­ça foi 31%, ó!) Com cer­te­za a “fa­zen­dei­ra”, que de in­gê­nua não tem na­da, pe­gou di­nhei­ro da cam­pa­nha e com­prou vo­tos que fa­zem do pim­po­lho mais um ze­ro à es­quer­da no se­na­do.

O epi­tá­fio pa­ra a car­rei­ra de Ci­ro po­de ser o se­guin­te: “Acre­di­tou mais na ‘clas­se po­lí­ti­ca’ do que no po­vo.” E uma ca­ri­ca­tu­ra de­le na me­sa do bai­le da as­so­cia­ção da “clas­se po­lí­ti­ca” apo­sen­ta­da, to­man­do umas com a se­na­do­ra do To­can­tins. Em ou­tra me­sa, Eduar­do Su­plicy e Dil­ma, que tam­bém não con­se­gui­ram an­dar com as pró­pri­as per­nas e igual­men­te en­cer­ram a car­rei­ra ju­ran­do que o hós­pe­de + fa­mo$o de Cu­ri­ti­ba é ino­cen­te.

O que mais me as­sus­tou, na cam­pa­nha, foi o can­di­da­to Ci­ro co­me­çar a fa­lar a mes­ma lín­gua do se­na­dor Col­lor, ame­a­çan­do que, se elei­to pre­si­den­te, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, a Jus­ti­ça e a PF iri­am vol­tar pa­ra o  “qua­dra­do”. O que o po­vo quer é que a “clas­se po­lí­ti­ca” in­tei­ra ocu­pe  qua­dra­do gra­de­a­do e com ca­de­a­do, de pre­fe­rên­cia com su­per­lo­ta­ção, pa­ra co­nhe­cer o Bra­sil re­al.

Ci­ro vai ten­tar so­bre­vi­da, can­di­da­tan­do-se à Ma­ri­na Sil­va, sen­tan­do-se em ci­ma dos vo­tos e fa­zen­do ho­ra até ou­tra elei­ção. Até que, a exem­plo da acre­a­na, o elei­tor mos­tre que vo­tos per­ten­cem ao po­vo, não a ele.

Se exis­tir sen­ti­do evo­lu­ti­vo nes­sa tra­gi­co­mé­dia, a der­ro­ta de Ci­ro foi o en­ter­ro do que po­de­ria ha­ver de me­nos pi­or na “clas­se po­lí­ti­ca” e dos va­lo­res pe­los qua­is ela en­ter­ra prin­cí­pios, fa­zen­do do Bra­sil o pa­ís do apar­theid so­ci­al e do ge­no­cí­dio na­ci­o­nal: jus­ti­fi­car rou­bos pa­ra “pro­je­to do par­ti­do”, “es­tru­tu­ra”, “tem­po na TV”, “po­lí­ti­ca de ali­an­ças”, “di­nhei­ro pa­ra cam­pa­nha”.

A vi­tó­ria do Bo­çal­na­ro(uau!) te­ve ao me­nos es­se mé­ri­to. Ele não te­ve par­ti­do, nem tem­po na TV, nem for­tu­na pa­ra cam­pa­nha. E o PT ven­deu a al­ma pa­ra ter tu­do is­to. E per­deu, bau bau! Que ale­gria é vi­ver! Co­mo di­zia Mil­lôr, con­ti­nuo a ser ho­nes­to, a con­cor­rên­cia é me­nor.

Não pos­so acre­di­tar que um “pro­fes­sor”, es­co­lhi­do de den­tro da ce­la de um cor­rup­to com­pro­va­do, se­rá o “de­fen­sor” da de­mo­cra­cia, que eles no “pu­der” des­mo­ra­li­za­ram com­ple­ta­men­te com­pran­do par­la­men­ta­res, ju­ris­tas, ins­ti­tu­tos de pes­qui­sas, sin­di­ca­lis­tas... Mas uma coi­sa con­cor­do com es­se pro­fes­sor. Ele dis­se que o Bra­sil ti­nha que pas­sar por is­to (a cam­pa­nha do bo­çal). Eu acho que vi um ga­ti­nho... O Bra­sil vai pas­sar por is­to (a pre­si­dên­cia bo­çal) as­sim co­mo pas­sou por Sar­ney, Col­lor, FHC, Lu­la­lau, Dil­ma e Te­mer. O po­vo me­re­cia me­lhor mas so­fren­do a gen­te apren­de. Ou não. Não sou mais bes­ta pa­ra ca­ir em lo­ro­ta de vi­ga­ris­tas ou de­so­nes­tos in­te­lec­tu­ais ou sim­ples­men­te in­gê­nuos. Não vai ser o fim do mun­do. Não vou vo­tar no do­min­go. Mas se me con­ven­ce­rem a ir, se­rá nu­lo com or­gu­lho.

Se exis­tir sen­ti­do evo­lu­ti­vo nes­sa tra­gi­co­mé­dia (2), em ou­tras elei­ções sai­rão ven­ce­do­res aque­les que trans­fe­ri­rem es­se ben­di­to ódio ao PT(pre­fi­ro des­pre­zo), e ao que ele re­pre­sen­ta (trai­ção aos prin­cí­pios, cor­rup­ção, ig­no­rân­cia), pa­ra o con­jun­to to­tal dos her­dei­ros des­sas “vir­tu­des”, os que so­bra­ram da “clas­se po­lí­ti­ca” bra­si­lei­ra. Que no­vas flo­res flo­res­çam, mais per­fu­ma­das do que Bol­çal­na­ro e coi­sas co­mo o tal ve­lho “par­ti­do no­vo”.

(W. Te­de Sil­va, au­tor de “Sas­ha, What Is To Be Do­ne?" e “Ou­la­lie!" Re­a­li­zou os fil­mes “Tu­do São Re­fe­rên­cias, Tu­do São Me­mó­ri­as” e “Ma­trí­cu­las Aber­tas, Va­gas Li­mi­ta­das". Pre­si­den­te do CAi­ci - Ins­ti­tut In­ter­na­ti­o­nal Cul­tu­rel Cas­tro Al­ves, em Pa­ris, Fran­ça)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias