Home / Opinião

OPINIÃO

Voto pela democracia e pela dignidade

Em 1960 um his­tri­ão che­gou ao Pa­lá­cio do Pla­nal­to os­ten­tan­do na elei­ção pre­si­den­ci­al a vas­sou­ra co­mo sím­bo­lo da sua cam­pa­nha. Var­re var­re vas­sou­ri­nha, var­re var­re a ban­da­lhei­ra, era o re­frão da mar­chi­nha que o can­di­da­to Jâ­nio Qua­dros po­pu­la­ri­zou em to­do pa­ís. O po­vo bra­si­lei­ro ti­nha do ma­to-gros­sen­se rou­que­nho a ima­gem do po­lí­ti­co im­ba­tí­vel em elei­ções, pois gal­ga­ra a pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca na cul­mi­nân­cia de uma car­rei­ra ini­ci­a­da co­mo ve­re­a­dor na ca­pi­tal pau­lis­ta, es­tu­pen­da­men­te vo­ta­do; pros­se­gui­ra co­mo de­pu­ta­do es­ta­du­al tam­bém re­cor­dis­ta de vo­tos; pre­fei­to de São Pau­lo e go­ver­na­dor do Es­ta­do. Ele­ge­ra-se pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca com mais do do­bro da vo­ta­ção do seu prin­ci­pal opo­nen­te, o ma­re­chal Hen­ri­que Duf­fles Tei­xei­ra Lott. De­pois de se­te mes­es de his­tri­o­nis­mos –pro­i­bi­ção do uso de bi­quí­ni e bri­ga de ga­lo – re­nun­ciou à pre­si­dên­cia com um er­ro de cál­cu­lo: es­pe­ra­va ser re­con­du­zi­do em gran­di­o­sa re­a­ção po­pu­lar con­tra o que ele, na sua car­ta-re­nún­cia cha­ma­va de for­ças ocul­tas, cau­sa­do­ras do seu ges­to ex­tre­mo de re­nun­ci­an­te. Não hou­ve re­a­ção po­pu­lar al­gu­ma e sim frus­tra­ção e de­cep­ção da na­ção in­tei­ra. Era o pri­mei­ro psi­co­pa­ta a pas­sar tris­te e ver­go­nho­sa­men­te pe­la su­pre­ma di­re­ção do pa­ís.

Trin­ta anos de­pois a mai­o­ria do po­vo bra­si­lei­ro co­lo­cou na pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca ou­tro in­di­ví­duo ca­rac­te­ri­za­do pe­lo de­se­qui­lí­brio. Na elei­ção pre­si­den­ci­al de 15 de no­vem­bro de 1989 o can­di­da­to que se con­sa­grou su­ces­sor de Jo­sé Sar­ney no Pa­lá­cio do Pla­nal­to pa­ra o pe­rí­o­do 1990 – 1994, foi o ain­da mo­ço Fer­nan­do Col­lor de Mel­lo, ex-go­ver­na­dor de Ala­go­as. Sua elei­ção se de­veu à mís­ti­ca que lhe foi cons­tru­í­da por al­guns dos prin­ci­pa­is ór­gã­os da im­pren­sa, de “ca­ça­dor de ma­ra­jás”. Uma far­sa, por­tan­to.

Ou­tra vez trin­ta anos de­pois mais uma far­sa se in­ten­ta. É a que bus­ca co­lo­car na pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca um mi­li­tar des­pre­pa­ra­do e ne­ga­ti­va­men­te tem­pe­ra­men­tal. Ape­sar de es­tar na Câ­ma­ra Fe­de­ral há 28 anos, até há pou­co o Sr. Ja­ir Bol­so­na­ro era in­tei­ra­men­te des­co­nhe­ci­do do po­vo bra­si­lei­ro. Nos 28 anos de man­da­to na Câ­ma­ra Fe­de­ral ja­mais vez uma pro­po­si­ção que me­re­ces­se re­gis­tro por seu con­te­ú­do. A con­trá­rio sen­su sua apa­ga­da atu­a­ção foi sem­pre ca­rac­te­ri­za­da por re­a­ci­o­na­ris­mo, ra­cis­mo e es­pí­ri­to an­ti­de­mo­crá­ti­co, gol­pis­ta. Até quin­ze di­as atrás ga­nha­va de to­dos os prin­ci­pa­is can­di­da­tos no pri­mei­ro tur­no mas per­dia de to­dos os tam­bém prin­ci­pa­is no se­gun­do. Em pou­quís­si­mos di­as o qua­dro so­freu al­te­ra­ção pro­fun­da: Ja­ir Bol­so­na­ro qua­se se viu elei­to já no pri­mei­ro tur­no. Por quê? O que acon­te­ceu pa­ra se ope­rar mu­dan­ça tão ra­di­cal? Fo­ram vá­rios os fa­tos. Os ra­di­cais par­ti­dá­rios de Ja­ir Bol­so­na­ro pas­sa­ram a di­vul­gar men­sa­gens nas re­des so­ci­ais ter­ri­vel­men­te fal­sas, vi­san­do a cri­a­ção de um cli­ma de ame­a­ça de co­mu­nis­mo e ou­tros fan­tas­mas de­so­nes­ta­men­te ar­qui­te­ta­dos. Ob­ti­ve­ram o apoio de um che­fe re­li­gi­o­so que deu a Bol­so­na­ro o apoio in­te­gral do seu seg­men­to, que con­ta com mais de oi­to mi­lhões de fi­éis.

Mas nos úl­ti­mos se­te di­as o es­pí­ri­to an­ti­de­mo­crá­ti­co, fas­cis­ta mes­mo, do can­di­da­to mi­li­tar pre­co­ni­za­dor da tor­tu­ra e do to­ta­li­ta­ris­mo, dei­xou ca­ir a más­ca­ra ao fa­zer ame­a­ças à li­ber­da­de de im­pren­sa – ame­a­ças es­sas de­nun­ci­a­das pe­la Fo­lha de São Pau­lo e pe­la pu­bli­ca­ção de eco­no­mia de­no­mi­na­da Va­lor. O can­di­da­to mi­li­tar que se in­ti­tu­la “li­nha-du­ra” (o seu vi­ce Ha­mil­ton Mou­rão é tam­bém mi­li­tar com es­sa tris­te rou­pa­gem) des­de en­tão es­tá a per­der vo­tos. Res­ta, por­tan­to, a es­pe­ran­ça de que ve­nha ain­da a de­mo­cra­cia bra­si­lei­ra a ser sal­va da ame­a­ça fas­cis­ta. O vo­to de de­pois de ama­nhã con­tra Ja­ir Bol­so­na­ro e Ha­mil­ton Mou­rão é o vo­to pe­la de­mo­cra­cia bra­si­lei­ra. E pe­la dig­ni­da­de na vi­da pú­bli­ca.

(Eu­ri­co Bar­bo­sa, es­cri­tor, mem­bro da AGL e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Es­cri­to­res, ad­vo­ga­do, jor­na­lis­ta e es­cre­ve nes­te jor­nal à sex­tas-fei­ras)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias