Home / Opinião

OPINIÃO

Fomentando o ecossistema de inovação de Goiás

Lidiane Abreu

Goiás é um celeiro de pessoas dispostas a empreender. Pensando nisso, o Governo de Goiás, por meio da secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), realiza um trabalho de mapeamento e fortalecimento do ecossistema de inovação com um único objetivo: criar condições para que a área de tecnologia do Estado possa se desenvolver, aproveitando essa veia empreendedora dos goianos para fazer de nosso Estado uma referência em inovação em tecnologia no Brasil e, futuramente, no mundo.

Lidiane Abreu

É um trabalho árduo, mas que já começa a dar resultados. Encerrada no último dia 11 de julho, a Campus Party Digital Goiás registrou 42 startups para o Espaço Startups e Makers, uma área para que empresas de base tecnológica pudessem expor suas ideias e soluções em busca de investidores e potenciais parceiros para negócios.

Para efeitos de comparação, na edição de 2019 da CampusParty Goiás, realizada de forma presencial, esse número ficou em 21 inscrições, mostrando que o trabalho de fomento e incentivo ao ecossistema encontrou respaldo na imensa comunidade de pessoas interessadas em tecnologia em Goiás.

Esse aumento expressivo de um ano para o outro já é reflexo desse trabalho de estimular e fomentar esse ecossistema, formado a partir da colaboração de um conjunto de atores e mecanismos de estímulo à cooperação, como instituições de ciência e tecnologia, empreendedores, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, associações e ambientes de inovação de todos os tipos.

Como todos esses locais são pontos focais para a criação de programas e promoção de novos talentos, palestras e encontros, rodadas de negócio, novas ideias e projetos, o Governo de Goiás quer ajudar a desenvolver esse potencial, no sentido de fomentar, apoiar e auxiliar na organização deste ecossistema no Estado.

Goiás conta hoje com quatro Parques Tecnológicos credenciados pelo Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec), com os quais o Governo Estadual por meio da Sedi está trabalhando para a consolidar, e apoiar por meio da modernização do arcabouço legal com o objetivo de dar maior segurança jurídica para estes empreendimentos, favorecendo as parcerias e atração de investidores.

Além disso, a equipe da Sedi lançou um edital para recebimento de anteprojetos para a estruturação de um Centro de Inovação dentro do Centro de Convenções de Anápolis, abrigando um espaço que vai receber empresas de base tecnológica, instituições de ensino e pesquisa & desenvolvimento, além de aceleradoras, sala de empreendedorismo e laboratórios de prototipagem e ideação.

Trazer a Campus Party, maior evento da área de tecnologia, inovação e criatividade para Goiás, foi um primeiro passo. Que além de colocar o Estado na rota das discussões sobre inovação e também proporcionou o encontro dos atores que fazem parte deste ambiente, além de dar visibilidade para seus projetos, movimentou as pessoas em torno do tema da inovação tecnológica e colocou este assunto na pauta do dia.

Ainda como legado da CampusParty, Goiás também terá em breve o Include, que são laboratórios de tecnologia que oferecem capacitação gratuita para jovens de 10 a 18 anos por meio do ensino de robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Inicialmente, serão instaladas seis unidades em municípios goianos, localizados em regiões de vulnerabilidade social. Assim, o Governo de Goiás está pensando na formação dos futuros empreendedores e promovendo a inclusão digital e tecnológica da população menos favorecida.

No âmbito da legislação, que é um dos fatores que influenciam no desenvolvimento de novos negócios e o aporte de recursos via financiamentos públicos e privados, em 2019, o Governador Ronaldo Caiado avançou neste sentido e regulamentou, por meio do decreto 9.506/2019, o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que dispõe sobre incentivos à inovação e pesquisa científica e tecnológica. Goiás também tem uma política estadual de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento regional de startups, por meio da Lei 20.472/2019.

Assim, ciente de que um ecossistema de inovação é formado a partir da colaboração de vários setores, o Governo de Goiás tem promovido a interlocução com associações, instituições de ensino, parques tecnológicos, e outras iniciativas, com o objetivo de aglutinar e apoiar este ambiente de cooperação com o foco comum de colocar o Estado no centro das transformações tecnológicas, que passam pela inovação, criatividade, educação, ciência e empreendedorismo.

Lidiane Abreu é superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias