Home / Opinião

OPINIÃO

Goiás Bem no Enem: Governo foca no futuro dos nossos estudantes

Osvany Gundim

São 5,6 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e esse número nos dá a dimensão da importância do Enem para os jovens brasileiros e, entre eles, os nossos concluintes do ensino médio na rede pública estadual de ensino. Esse exame é um dos mais importantes e esperados por nossos estudantes. Além de avaliar o desempenho escolar e integrar a base de dados dos indicadores da educação no país é, também, a principal forma de acesso às principais universidades públicas, por meio de programas como o Sisu, Prouni.

De certa maneira, o Enem alimenta as expectativas de muitas famílias, uma vez que estas vislumbram melhores oportunidades de vida para o jovem estudante, como o ingresso ao ensino superior, com vistas à formação acadêmica profissional e, por conseguinte, inserção no mercado de trabalho. Exatamente por isso, são tão importantes os investimentos advindos do poder público, para que os nossos estudantes, em fase de conclusão desta etapa de ensino, tenham condições de alcançar espaços junto às universidades públicas e, assim, dar sequência à realização dos seus projetos de vida, visando uma colocação no mercado de trabalho.

É importante destacar que os egressos das escolas públicas estaduais que, por motivos diversos, não realizaram o Enem em anos anteriores ou não conseguiram ingressar na universidade ou fazer a graduação pretendida são, também, contemplados, tendo em vista que o projeto se desenvolve numa perspectiva bastante democrática, em que qualquer interessado pode ter acesso aos materiais de estudo.

O projeto Goiás Bem no Enem implementado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), tem a finalidade de preparar os nossos estudantes para as provas do Enem. Além da preparação, do aprimoramento acerca dos conhecimentos relativos aos conteúdos exigidos nas provas, esse projeto contribui para a autoestima dos estudantes, colaborando para o alcance dos resultados esperados, isto é, o ingresso ao ensino superior.

O Goiás Bem no Enem, como outras iniciativas desenvolvidas pela Seduc para incrementar o processo de ensino e aprendizagem, agora em 2020, apresentou um alcance maior do que foi proposto no início, sendo que, além da preparação para o Enem, tem auxiliado, significativamente, os estudantes neste momento de excepcionalidade, ocasionada pela pandemia do coronavírus. O projeto tem contribuído para a melhoria do aprendizado e é considerado um instrumento motivador para que os estudantes deem continuidade aos estudos, e alcancem seus objetivos.

Neste período de pandemia, em que as atividades escolares têm sido desenvolvidas por meio de canais remotos, no regime especial de aulas não presenciais, adotado pelo Governo Estadual, como forma de diminuir o contágio a disseminação da Covid-19, A Seduc de Goiás, de forma intersetorial, tem promovido ações com o propósito de auxiliar, ao máximo, os estudantes do Ensino Médio e de forma especial, os da 3ª série que estão concluindo última etapa da educação básica, em meio aos desafios impostos em virtude do enfrentamento à pandemia. O Goiás Bem no Enem, neste ano, deve impactar, ainda, mais o percurso formativo dos nossos estudantes, ampliando as chances de obter resultados satisfatórios.

As ações do Goiás Bem no Enem são executadas de maneira articulada ao definido na Matriz de Referência e no Currículo Referência do Estado de Goiás. Nesse sentido, a Seduc tem desenvolvido com muita seriedade, um trabalho intenso e dinâmico, realizando ações de grande alcance ao que se refere à produção de ferramentas, materiais pedagógicos de apoio aos professores e aos estudantes, com vistas à continuidade da oferta da educação pública pelas unidades escolares da rede estadual. Neste momento difícil, as equipes gestoras têm se posicionado frente às situações de forma a contemplar tanto às questões educacionais, como as relacionadas à saúde pública.

Aos nossos estudantes que farão as provas do Enem 2020, no início do próximo ano, são disponibilizados, semanalmente, via canais remotos, videoaulas, maratonas de resolução de exercícios, listas de atividades complementares, desafios weekends, lives, “pílulas” do conhecimento (vídeos curtos com dicas e informações acerca do Enem) e, ainda, as aulas transmitidas pela TV Brasil Central e Rádio Brasil Central AM e FM, materiais preparados pelos professores da Secretaria de Estado de Educação.

E, diante desse contexto que tem exigido, mas do que nunca, muito empenho e comprometimento de toda a equipe pedagógica do Ensino Médio da Seduc, felizmente, esse trabalho tem, de certa maneira, atendido a outros públicos, como por exemplo, os estudantes que já concluíram o ensino médio nas escolas estaduais e que farão Enem 2020, uma vez que eles podem aproveitar esses conteúdos, que têm sido ofertados, de forma aberta a todos os interessados.

Seguramente, estamos fazendo um trabalho diferenciado, genuíno e específico para atender aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, o que deve contribuir, substancialmente, para que estes tenham a oportunidade de potencializar seus estudos, ampliando os conhecimentos que associados à dedicação e ao esforço diário, certamente, mudarão, para melhor, seus caminhos e seus passos rumo à concretização dos seus sonhos e escolhas pessoais e profissionais.

O nosso compromisso é ofertar um ensino significativo e de qualidade para que os nossos estudantes possam se preparar bem para o Enem e obter excelentes resultados, os quais possibilitarão a eles a realização de muitos projetos pessoais e profissionais.

Osvany Gundim é superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias