Home / Opinião

OPINIÃO

Seguro agrícola, crédito rural e o abastecimento da população

Por Celso Figueira

O agronegócio segue como setor pujante da economia brasileira. A alta dos alimentos, causada pelo dólar, exportações e produtos na entressafra, dão a falsa sensação de que o produtor rural vive seus dias de glória. Ledo engano. Somente quem conhece a realidade do homem do campo para entender os desafios de empreender num mercado, que depende diretamente da natureza e de investimentos constantes.

É nesse cenário que o seguro agrícola exerce seu papel fundamental de contribuir com o abastecimento, garantindo que as próximas safras sejam continuadas, independente da água que cai dos céus ou da cultura que é plantada. No Brasil, essa modalidade de seguro se torna ainda mais relevante, pois se trata de uma das maiores potências mundiais quando o tema é agricultura. Dados do Sicredi mostram que em todo o país, o seguro agrícola disponibilizado por cooperativas filiadas à instituição financeira evitou, somente nos últimos 12 meses, mais de R$126 milhões em prejuízos aos associados, mais de 6.717 sinistros avisados em 2020.

Entre as assistências dispostas nessa modalidade de seguro, podemos citar cobertura de incêndio, raio e explosão, vendaval, chuvas excessivas, seca, granizo, impacto de veículos terrestres e queda de aeronaves, danos elétricos, entre outros. Na prática, o seguro agrícola significa mais segurança ao agricultor que tem à sua disposição opções diversas de contratação, com coberturas e serviços que se adaptam às necessidades do campo, além de assistências específicas para a gestão do agronegócio. Porém, antes de optar pelo seguro, alguns pontos devem ser observados, em especial a escolha e idoneidade da instituição.

Outro produto financeiro que traz certo fôlego ao setor de alimentos, e consequentemente à capacidade de abastecimento da população, é o Plano Safra. Neste ano, segundo o Programa de Subvenção ao Seguro Rural (PSR), estão previstos recursos na ordem de R $1 bilhão. Tal linha de crédito deve chegar como um esteio também para as famílias, que em 2020 enfrentaram aumentos importantes de preços de itens básicos como o arroz e o óleo de soja.

Historicamente, o cooperativismo de crédito caminha lado a lado aos anseios do homem do campo. Em cenários adversos, somos a garantia de retorno do investimento nas comunidades onde atuamos. Somos esteio tanto no que tange às ações sociais promovidas ao longo do ano, quanto no apoio e orientação para uma educação financeira, voltada para o futuro e para os brasileiros.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias