Home / Opinião

OPINIÃO

ADVOGADO, UM ELO DA JUSTIÇA

A criação das duas primeiras escolas de Direito no Brasil aconteceu a partir de lei assinada em 11 de agosto de 1827, nas cidades de São Paulo e Olinda. As Ordenações Filipinas que vigoraram no País até o advento do Código Civil já antecipavam a criação do atual exame de ingresso à OAB:
"Na Casa de Suplicação em que as causas se decidem em última instância, não são admitidos os advogados sem prévio exame", era o argumento.
Apontada pela própria Constituição Federal, no seu artigo 133, como um dos pilares da Justiça, a Advocacia e seus “discípulos” os advogados são considerados peças essenciais para a administração judiciária.
Estes profissionais estão autorizados pelas instituições competentes de cada país a exercer a legítima representação dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas, em juízo ou fora dele, entre si ou perante o Estado.
Assim, o advogado(a) é parte da composição do elo judicial que torna a nossa Justiça tão forte aos olhos da sociedade.
O comprometimento com a profissão, com a ética e os valores tem feito dos advogados profissionais respeitados no mundo do Direito e assim os advogados arduamente como gladiadores na Arena do dia a dia lutam incansáveis como fiscalizadores da lei e como soberanos dela diante de um país repleto de injustiça.
Nós do Programa Arena Criminal-DMTV
Doutor Paulo Roberto Borges; Doutor Tiago Azevedo, Doutor Ricardo Obeid e Leandro França damos os parabéns a todos os advogados e advogadas atuantes e que jamais percamos o orgulho da defesa e de representar tantas pessoas em nosso país, pois ,sem a voz da defesa a injustiça triunfa e ser advogado é justamente lutar para que a justiça vença hoje, agora ,amanhã e sempre.
ARENA CRIMINAL
Apresentador: Dr Paulo Roberto Borges
Direção e coordenação jurídica: Leandro Mendanha França.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias