Home / Opinião

OPINIÃO

Parabéns e obrigado, querida Jaraguá!

A cidade de Jaraguá comemora hoje seus 286. Mas sua história é certamente muito mais antiga, desde a presença dos povos originários, os índios Jaguarás, que inspiram o nome da cidade, passando pelo ciclo do ouro no século XIX, e, no processo de sua municipalização com uma forte atividade agrícola escoada para todo o estado, transformando a cidade num importante polo regional. Sou profundamente grato a Jaraguá e à sua população, que me acolheu tão bem e me ajudou a construir minha vida.


Jaraguá é uma cidade que mantém, ao longo de todo ano, as mais importantes tradições goianas, do Folia de Reis, todo 6 de janeiro, às Cavalhadas. Nos dois últimos dias da Festa do Divino Espírito Santo, o município preserva uma formação cultural que responde às suas mais diversas etapas da história. Dos povos originários, os Jaguarás, ao garimpo clandestino do ouro, passando pelo impulso da formação da vila, Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, com a chegada do padre Silvestre Álvares da Silva, em 1833, e chegando à nossa formação como cidade em 1982, soubemos preservar nossa história por meio do trabalho como povo.


Após a construção da Rodovia da Colônia Agrícola e da Rodovia Belém/Brasília, nossa cidade passou a se destacar na produção agrícola estadual, mas também que nosso produto da terra chegasse em todo o país.
Mesmo na posição de uma das principais cidades do Vale do São Patrício, Jaraguá segue precisando de condições básicas para que o nível de vida de sua população se desenvolva.

Assim como se tornou, com muito trabalho, um polo regional de confecção, nossa cidade tem as condições para abrigar um polo regional no campo da saúde pública para se independer da capital do estado; pra chegar lá é preciso que recursos e verbas estaduais cheguem até nosso município. Podemos e devemos melhorar a qualidade da educação, atrair investimentos e gerar novos empregos, garantindo uma melhor qualidade de vida para nossa gente.


Apesar de eu ser anapolino de nascimento, Jaraguá me recebeu de braços abertos, me adotou, aqui desenvolvi meu trabalho como médico atendendo às necessidades da população, fui vereador e também presidi o Jaraguá Esporte Clube. Repito: sou muito grato à cidade por essa trajetória de vida. Em retribuição, espero poder ocupar uma cadeira na Câmara Federa para poder angariar recursos em benefício de nossa cidade e atuar com força para colocar Jaraguá no rumo do crescimento econômico, do desenvolvimento das necessidades básicas e na melhoria da qualidade de vida dessa população que generosamente me acolheu.


*Dr. Breno leite é médico, ex-vereador por Jaraguá, dirigente do Jaraguá Esporte Clube e pré-candidato a deputado federal

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias