Opinião

Iris Rezende Machado: a vitória do merecimento!

Diário da Manhã

Publicado em 31 de dezembro de 2016 às 00:06 | Atualizado há 8 anos

Como eu havia previsto em uma matéria publicada no dia 18 de agosto de 2016, com o título “O imbatível Dr. Iris Rezende Machado”, no jornal Diário da Manhã, matéria em que coloquei os motivos que o levaria à vitória, estou agora confirmando e, ainda mais, complementando os meus sinceros motivos, leiam tal artigo e mostre a tantos quantos para que a população saiba realmente que temos um administrador inigualável.

Leiam e reflitam:

Iris Rezende Machado, o maior líder político do Brasil venceu a eleição para prefeito da Goiânia; Iris é um administrador fenomenal, inigualável, de uma sabedoria sem igual, de um talento diferenciado, de um amor que muitas das vezes leva-o a emoção e às lágrimas. Certa feita em seu escritório, chegou um mendigo e as pessoas ficaram olhando e sem saber o que fazer, e no mesmo instante o Iris o convidou para abraçados, serem fotografados, posteriormente, pediu para fornecer um lanche para aquele cidadão. Aquele homem saiu e muitas das pessoas que estavam nos corredores, ouviram ele dizer com tanta felicidade. Eu tirei uma foto com o Iris e ele me forneceu um ótimo lanche. Estou feliz. Obrigado dr. Iris.

Esse é o Iris que eu conheço: bondoso, carinhoso, trabalhador, honesto, competentíssimo e amoroso. Sim, leitores que acompanham-me na matéria em pauta; vitória é o ato ou efeito de vencer o competidor em uma disputa, batalha, ou, ainda, em qualquer competição; triunfo ou êxito brilhante em qualquer campo de ação; sucesso; vantagem.

E merecimento! população Goianiense, é qualidade que torna alguém dígno de prêmio, estima e apreço, etc.

Ilustres Leitores, até aqui falamos um pouco a respeito dos significados do titulo Iris Rezende Machado:  a vitória do merecimento!…

Agora, prezados leitores, para tudo em nossas vidas tem uma razão de ser, todos os dias sentimos diversas emoções… A minha emoção com a vitória de Iris chegou aos píncaros da glória!…

Emoções (do latim, emotio, moção, movimento), são impulsos para agir. A maior parte delas decorre de pensamentos que nos comovem.

Uma forte emoção afeta a um só tempo quase todos os órgãos do corpo. Porém é o coração, pulsando forte e acelerado, que mais se faz notar, razão pela qual os antigos acreditava que ele era a sede das emoções. Até hoje, os poetas a quem se permite certa licenciosidade, mantém viva essa tradição. Certamente, nenhum deles ousaria escrever: “querida, você mora dentro do meu cérebro, no meu sistema límbico!” Agride nossos ouvidos. Para os românticos, o coração eternamente será a sede das nossas emoções.

As emoções puras, aquelas que todos nós conseguimos expressar através das nossas expressões faciais são: medo, raiva, amor, tristeza, alegria e aversão.

Entretanto, assim como as cores básicas se misturam em infinitos matizes, nossas emoções podem assumir infinitas nuances, a partir das misturas das suas “cores”. Pode parecer estranho, mas, freqüentemente, usamos a simbologia das cores para designar as emoções. Azul expressando a tristeza (“blues” – canções melancólicas), vermelho de raiva, amarelo de medo, etc.

A saudade, um exemplo de emoção mista, é uma mistura de amor com tristeza. Só sentimos saudades de alguém que amamos e está distante. Ninguém fica com saudades de uma pessoa que mal conhece. Os ciúmes, por sua vez, é uma mistura de amor, raiva, medo e tristeza. Pular de pára quedas provoca medo e alegria ao mesmo tempo.

As emoções surgiram na escala evolutiva do mundo animal muito antes do pensamento, todos os dias ainda experimentamos uma série de emoções que surgem antes de pensarmos, denominadas emoções primárias ou instintivas. No entanto, a maior parte das emoções que sentimos brotam dos nossos pensamentos! Pensamos coisas alegres, sentimos alegria! Pensamos em coisas tristes, sentimos tristeza! Pensamos em coisas irritantes, sentimos raivas!

Se pararmos de pensar nesses assuntos, essas emoções simplesmente desaparecem. Quando o prefeito Iris Rezende tomou conhecimento da sua vitória ele ficou felicíssimo, emocionou tanto que chegou às lágrimas. Merecidas lágrimas… É bastante interessante estimados e estimadas leitoras, quando o resultado da eleição aconteceu em 30 de outubro, emocionei-me com todas as forças da minha alma, a minha emoção chegou ao limite, fiquei tão alegre que comecei a passar mal, senti dores em todo o corpo, tremia, os ossos doíam, cheguei a pensar que morreria, mas, orei, como evangélico que sou e, logo fiquei bom e agradeci a Deus pela vitória do Iris Rezende Machado.

Irmãos e irmãs que estão lendo esta matéria. As pessoas que tem fé, esperança e amor são privilegiadas porque estas três palavras são as principais virtudes cristãs. A fé é como um braço forte com o qual nos agarramos à onipotência Divina. A esperança se fundamenta na fé, mas também se alimenta das evidencias da história e das verdades reveladas por Deus, e focaliza o futuro. Inclui muito de expectativa e desejo, enquanto atua para mudar as realidades do presente.

Nesse ponto é que entra o amor, a melhor motivação para agir, para modificar a história. Esse é o combustível de todas as boas ações.

E esse combustível jamais faltará ao prefeito Iris Rezende.

O futuro de Goiânia a partir do dia primeiro de janeiro será um verdadeiro esplendor, porque com o amor que o Iris tem em seu coração a sua motivação para agir, e trabalhar vai modificar a história de Goiânia e vai fazer da capital dos goianos a capital mais progressista proporcionalmente falando, do Brasil.

Iris Rezende nasceu para servir, seguindo os exemplos de Cristo, e a vida dele foi sempre de muita luta, desde criança até a presente data e, sem dúvida alguma ele lutará sempre.

Machado de Assis tinha razão quando estimulava as pessoas a lutarem.

E de maneira fantástica Iris lutou e serviu tanto aos goianienses e goianos que não tenho nenhuma dúvida em afirmar que ele é a pessoa certa para administrar os destinos de Goiânia na qualidade de prefeito.

Depois do preâmbulo acima colocado, gostaria de solicitar aos leitores deste artigo o seguinte:

Acompanham-me nesta jornada pelos caminhos misteriosos do tempo, apaga por um instante os olhos do presente e percorramos as estradas esquecidas do passado, outrora palmilhadas apenas por políticos ousados, honestos, sinceros, leais e com sobranceria de conhecimentos. Razão pela qual, Iris, por ter todas essas virtudes, já foi muito importante, é competente e será por demais importante para Goiânia, Goiás e mostrará mais uma vez ao Brasil toda sua extraordinária capacidade em sendo o próximo prefeito de Goiânia pelo PMDB.

Dentre as obras e serviços que marcaram a gestão do prefeito Iris Rezende de 1966/1969, destacam-se:

  •  Parque Mutirama;
  •  Vila Redenção;
  • Duplicação da Avenida Anhanguera até o Dergo;
  •  Construção da Vila União;
  •  Construção da Vila Alvorada;
  •  Construção da Vila Canaã;
  •  Construção da Praça do Avião;
  •  Asfaltamento dos seguintes bairros: Popular, Vila Nova, Campinas, Universitário, Setor Coimbra;
  •  Construção da Sede da Prefeitura de Goiânia na Praça Cívica,
  •  Fez o primeiro Plano de Classificação e Reclassificação de Cargos e Funções da Prefeitura de Goiânia;
  •  Construiu as instalações da Prefeitura na Praça do Trabalhador;
  •  Sob sua orientação foi elaborado o I Plano Diretor de Goiânia, comandado pelo arquiteto Jorge Willerein.

Liderança não se fabrica por decreto, é como o poeta, nasce, cresce e substância.

Veja o perfil do maior líder político de Goiás.

Nome: Iris Rezende Machado

Data de Nascimento: 22/12/1933

Naturalidade: Cristianópolis (GO)

Curso Superior: Direito

Esposa: Iris de Araújo Machado

Filhos: Cristiano, Ana Paula e Adriana

Netos: Mariana e Daniel

Cargos já ocupados: vereador/ presidente da Câmara Municipal de Goiânia (1958/61); deputado estadual / presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (1962/64); prefeito de Goiânia (1965/69); governador de Goiás (1982/84); ministro da Agricultura (1984/89); governador de Goiás (1991/94); senador da República (1994/02); ministro da Justiça (1997/98); ex-prefeito de Goiânia (2005/08 e 2009/12).

Algumas das principais realizações como prefeito e governador: 1.000 casas em um dia no sistema de mutirão; 8 mil quilômetros de rodovias pavimentadas; 100 postos de saúde; construção, em um só dia, de 3 mil e 300 casas em 49 cidades; 1000 salas de aula em um mês no sistema de mutirão; 300 mil empregos através do Programa Fomentar; 40 distritos agroindustriais; 150 ginásios de esporte; construção da 4ª Etapa da Usina de Cachoeira Dourada; eletrificação em 200 mil novas propriedades rurais; ampliação em 40% no número de pessoas atendidas com água tratada; distribuição de 21 mil lotes urbanizados em Goiânia; Terminal Rodoviário, Centro de Convenções e Palácio da Justiça (Fórum), todos em Goiânia. Iris Rezende comandou a pavimentação de mais de 138 bairros (1,6 mil km), construção de mais de 16 novos parques ambientais, 305 praças, 46 Centros Municipais de Educação Infantil, Centro Municipal Goiânia Ouro e a implantação do programa Teleconsulta, responsável pelo agendamento de 1,3 milhões de consultas médicas pelo telefone. Em função dos avanços citados anteriormente, Goiânia foi premiada com o titulo de cidade com o melhor índice de qualidade de vida entre todos os municípios brasileiros. É a primeira cidade do país e a segunda do mundo em área verde (metro quadrado) por habitante. Construção de 2 (dois) fabulosos viadutos na Avenida 85.

l 1° Governo – 1983 a 1986;

l 1986 a 1990 – Assume Ministério da Agricultura Interino (Reforma Agrária);

l 2 de abril de 1990 – Deixa Ministério da Agricultura para candidatar-se a Governador do Estado de Goiás.

l Março de 1986 a 15 de março de 1987 – Assume o Governador Onofre Quinan.

l 15/03/1987 a 15/03/1991 -Assume o dr. Henrique Santillo.

l 15/03/1991 a 02/04/1994 -Assume o Dr. Iris Rezende Machado.

l 02/04/1994 – Sai para campanha ao Senado e assume Agenor Rezende até 31/12 /1994.

l 1° de Janeiro de 1995 – assume Maguito Vilela.

l 02/04/1998 Sai Maguito Vilela para candidatar-se ao Senado.

l 02/04/1998 – Assume Naphtali Alves fica até 20 /11/1998.

l 20/11/1998 – Assume Helenês Cândido e fica até 31/12/1998

l Março de 1997 a abril de 1998 Iris Rezende assume o Ministério da Justiça.

l O mandato do senador Iris Rezende na 51ª Legislatura encerrou-se em 31/01/2003.

Iris Rezende Machado tem mais de cinquenta anos de carreira pública. Nos anos 1950, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia. Na década de 1960, foi deputado estadual e prefeito de Goiânia. Cassado pela ditadura militar, atuou na advocacia até o início dos anos 1980, quando, anistiado, candidatou-se ao governo do Estado e foi eleito com ampla maioria de votos em 1982. Iris Rezende administrou Goiás entre 1983 e 1986. Participou da convenção nacional do PMDB como candidato a Presidência da República em 1989. Assumiu o Ministério da Agricultura e o da Reforma Agrária. Em 1992, foi novamente eleito Governador do Estado. Foi ainda senador e ministro da Justiça.

Presidiu o Diretório Estadual do PMDB, entre 2003 a 2005, e, mais uma vez, no comando da Prefeitura de Goiânia, eleito em 2004 e reeleito em 2008 numa vitória memorável, realiza uma administração que coloca Goiânia entre as melhores cidades para se viver de todo o país.

Profundo conhecedor dos aspectos sociais e econômicos do Brasil, Iris é um homem de hábitos simples que se renova no convívio familiar e que valoriza sobretudo, o amor e o respeito ao próximo e à vida.

Por tudo isso relatado neste artigo do tradicional jornal Diário da Manhã que o administrador dos mutirões será capaz de realizar ainda mais. E que sem receio algum, posso adiantar aos leitores e eleitores que depararem com tal texto na coluna de Política, que Iris Rezende Machado foi novamente eleito prefeito de Goiânia, por capacidade administrativa, justiça e merecimento, porque Iris é incontestavelmente um fenômeno.

Parabéns pela vitória Iris; parabéns por ser você o melhor administrador público do Brasil;

Parabéns por você ser um administrador fenomenal;

Parabéns por ser você um administrador inigualável!…

Administrador público da qualidade do dr. Iris Rezende Machado só nasce de cem em cem anos.

Dr.Iris Rezende Machado!

Que Deus possa conceder-lhe muita saúde, muitos anos de vida, muito amor e paz…

Esses são os sinceros desejos do seu admirador e companheiro Hamilton Alves Machado…

Essa é a verdade. A mais cristalina de todas as verdades.

 

(Hamilton Alves Machado, pastor, professor, advogado, teólogo, com mestrado em Teologia e articulista do Diário da Manhã)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias