Opinião

O Kaizen e o psiu garçom

Redação DM

Publicado em 7 de maio de 2016 às 02:08 | Atualizado há 9 anos

Quan­do em 2008 cri­ei um equi­pa­men­to sem fio que uti­li­za­va a ra­dio fre­quên­cia pa­ra cha­mar o gar­çom à me­sa de ba­res e res­tau­ran­tes ja­mais ima­gi­na­ria que 8 anos de­pois es­sa mes­ma tec­no­lo­gia po­de­ria ser uti­li­za­da pa­ra agi­li­zar com­ple­xos pro­ces­sos in­dus­tri­ais, evi­tan­do gar­ga­los na li­nha de pro­du­ção e po­den­do ser uma po­de­ro­sa fer­ra­men­ta em pro­ces­sos kai­zen, kan­ban e ou­tros pro­ces­so de me­lho­ria con­tí­nua, in­clu­in­do o de qua­li­da­de.

Ape­nas com a in­ten­ção de ser bem aten­di­do em ba­res e res­tau­ran­tes eu não per­ce­bia na­que­le mo­men­to que es­ta­va de­sen­vol­ven­do uma tec­no­lo­gia dis­rup­ti­va, na me­di­da em que ao cri­ar no­vos  pro­ces­sos de agi­li­za­ção de aten­di­men­to e tec­no­lo­gia sem fio es­ta­va aca­ban­do com a tec­no­lo­gia que sem­pre im­pli­ca­va em que­brar pa­re­de, in­ves­tir em fi­a­ção tra­di­cio­nal e  li­dar com to­ma­das, in­ter­rup­to­res e etc.

E o re­sul­ta­do da­que­la  cri­a­ção é que es­se con­jun­to de sis­te­ma sem fio, que uti­li­za a rá­dio fre­qüên­cia pa­ra trans­mis­são de da­dos en­con­trou mer­ca­do nos ba­res, res­tau­ran­tes e pa­da­ri­as, mas tam­bém en­con­trou de­man­da em clí­ni­cas de ido­sos, hos­pi­tais, la­bo­ra­tó­rios clí­ni­cos, aca­de­mi­as, se­gu­ran­ça em shop­pings, su­per­mer­ca­dos e chão de fá­bri­ca.

Um dos mai­o­res pro­ble­mas que  ge­rou os pri­mei­ros de­sen­vol­vi­men­tos den­tro dos pro­ces­sos in­dus­tri­ais  in­clu­ía a ne­ces­si­da­de de cha­mar o ope­ra­dor de em­pi­lha­dei­ra pa­ra avi­sar que os lo­tes pro­du­zi­dos pre­ci­sa­vam che­gar a ou­tros lo­ca­is on­de com­ple­men­ta­riam a pro­du­ção ou iri­am pa­ra o es­to­que de pro­du­tos aca­ba­dos. Pos­te­rior­men­te en­con­trou apli­ca­ção pa­ra re­po­si­ção  de ma­té­ria-pri­ma de ou­tro gran­de com­ple­xo in­dus­tri­al, cha­ma­da de ma­nu­ten­ção e até avi­sar o ca­mi­nhão que se en­con­tra a es­pe­ra na por­ta­ria de uma gran­de fá­bri­ca que o lo­te que ele es­pe­ra pa­ra de­sem­bar­que es­tá pron­to.

To­das es­sas ne­ces­si­da­des aten­di­das nos fi­ze­ram che­gar ao Kain­zen, que no idi­o­ma ja­po­nês sig­ni­fi­ca me­lho­ria ou mu­dan­ça pa­ra me­lhor. De acor­do com a Wiki­pe­dia, re­fe­re-se a fi­lo­so­fia ou prá­ti­cas que in­ci­dem so­bre a bus­ca da me­lho­ria con­tí­nua dos pro­ces­sos de ma­nu­fa­tu­ra, en­ge­nha­ria, ges­tão de ne­gó­ci­os ou qual­quer pro­ces­so co­mo até mes­mo na área da sa­ú­de.

To­dos sa­be­mos o que sig­ni­fi­ca um ho­mem pa­ra­do na li­nha de pro­du­ção por fal­ta de pro­du­to ou o que po­de sig­ni­fi­car um gar­ga­lo no meio do pro­ces­so. Os ru­í­dos são al­tos no chão de fá­bri­ca e o pro­ces­so de co­mu­ni­ca­ção di­fí­cil, en­tão a me­lho­ria na pro­du­ti­vi­da­de pas­sa por nin­guém ter de dei­xar o seu pos­to pa­ra exe­cu­tar fun­ções não pre­vis­tas na sua fun­ção pri­mor­di­al, co­mo ir bus­car ma­té­ria pri­ma, cha­mar a em­pi­lha­dei­ra ou in­di­car que um pro­ces­so foi fi­na­li­za­do. O Psiu Log, no­me da­do à no­va ver­são do equi­pa­men­to, re­sol­ve es­se ti­po de pro­ble­ma, na me­di­da em que dis­po­ni­bi­li­za os cha­ma­dos em um pai­nel co­lo­ca­do no meio da li­nha de pro­du­ção on­de to­dos te­nham aces­so vi­su­al e pos­sam to­mar as pro­vi­dên­cias sem in­ter­rom­per as su­as ati­vi­da­des.

Com is­so a fer­ra­men­ta per­mi­te au­men­to de pro­du­ti­vi­da­de; re­du­ção de cus­tos; au­men­to de qua­li­da­de; re­du­ção de es­to­ques; mo­ti­va­ção dos co­la­bo­ra­do­res; mai­or fle­xi­bi­li­da­de e rá­pi­do re­tor­no do in­ves­ti­men­to, sen­do fa­tor pre­do­mi­nan­te em qual­quer pro­ces­so de me­lho­ria con­tí­nua.

 (Jo­sé Ru­bens Al­mei­da, gra­du­a­do em Ci­ên­cias da Com­pu­ta­ção e di­re­tor da AGM Au­to­ma­ção, que pro­duz to­da a li­nha Psiu)


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