Home / Política

POLÍTICA

Aras afirma em vídeo que quem ganhar eleições tomará posse em 1º de janeiro

O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse, em vídeo gravado no dia 9 e divulgado nesta segunda-feira, 15, que o candidato à presidência que vencer as eleições deste ano tomará posse em 1º de janeiro de 2023.

"Simplesmente a institucionalidade de 1º de janeiro é aquela própria de quem ganhou a eleição. Quem ganhou a eleição, vai tomar posse. É o que nós esperamos", disse.

A afirmação de Aras foi feita durante uma videoconferência com jornalistas estrangeiros e publicada em sua rede social.

Quanto às críticas de Jair Bolsonaro (PL) em relação ao atual sistema eleitoral e ataque às urnas eletrônicas, Aras afirmou que não há preocupação com o que pode acontecer, visto que as instituições do país estão envolvidas com o processo de democracia e "zelosas da responsabilidade com o país e de maneira que não me preocupa, neste momento, nenhuma medida judicial, porque essa é uma questão de legitimidade material."

Em relação a possíveis ameaças de golpes por parte de Bolsonaro, o procurador afirmou que não quer que o presidente fique no Palácio da Alvorada ou do Planalto.

"E nem quero crer que, após 1º de janeiro, se o presidente não lograr êxito da reeleição, nem ele permaneça no Palácio do Planalto ou Palácio do Alvorada, porque isso seria uma afronta a democracia", finalizou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias