A pesquisa Serpes, encomendada pelo jornal “O Popular”, divulgada na noite de sexta-feira, 4, indica que a disputa do segundo turno pela Prefeitura de Goiânia será decidida entre Sandro Mabel (União Brasil) e Adriana Accorsi (PT), respectivamente com 26,8% e 22,5%, em sondagem estimulada.
Em uma temporada de divulgação de pesquisas com resultados para todos gostos, que banalizaram esta modalidade de estudo, o Serpes é considerado um dos mais tradicionais do Estado e com popularidade em acertos de tendências e resultados.
Os números divulgados na noite e sexta-feira revelam a força do governador Ronaldo Caiado e seu grupo político ao lançar a candidatura de Mabel após testar outros nomes para a disputa – e ainda, assim, conseguir torná-lo competitivo.
Aliada da grande popularidade do governador, a campanha de Sandro Mabel finaliza seus atos neste sábado com o trunfo de ter unido a base – principalmente o MDB. O candidato saiu da quarta colocação para o primeiro lugar nas pesquisas em quarenta dias.
Mais atrás, na pesquisa Serpes, Fred Rodrigues (PL) aparece na terceira colocação, com 17%, bem a frente de Vanderlan Cardoso, com 11,3% - antes o líder da disputa eleitoral. A ascensão de Fred se deve principalmente ao apoio de Jair Bolsonaro, que esteve duas vezes na Capital para fazer a defesa do político. Ainda que seja admirável a evolução de Fred, ele não conseguiu sair da bolha bolsonarista.
Por sua vez, Vanderlan Cardoso chega na reta final desidratado, motivado, principalmente, pelo avanço de Fred e falta de fôlego para desenvolver sua campanha. O desempenho é bem diferente do que ocorreu em 2020, quando teve apoio do governador Ronaldo Caiado. Esta é a quarta vez que Vanderlan disputa a Prefeitura de Goiânia.
Pelotão de trás
Na sequência da pesquisa aparecem Matheus Rodrigues (PSDB), 5,7%; Rogério Cruz (SDD), 2%, e Professor Pantaleão (UP), com 0,5%. 10% ainda têm dúvida e 4% podem anular o voto. Do grupo, a situação mais delicada é do prefeito, que, mesmo com indicativo de dificuldades para crescer em meio a uma campanha competitiva, optou em disputar as eleições.
Em 2020
Nas eleições de 2020, o Serpes anunciou Maguito Vilela (MDB) com 27% das intenções de voto e Vanderlan Cardoso (PSD), 23,3%. Naquele ano Adriana teve 10,1%. Nas urnas, resultado de fato, ocorreu o seguinte: Maguito Vilela teve 36,02 % e 24,67%. Adriana Accorsi chegou a 13,39%.