Home / Política

POLÍTICA

Lincoln Tejota destaca importância da Defensoria Pública para fortalecimento da democracia

Vice-governador representa governador Ronaldo Caiado na abertura do Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Conadep)


		Lincoln Tejota destaca importância da Defensoria Pública para fortalecimento da democracia
Wildes Barbosa

O vice-governador Lincoln Tejota destacou a necessidade de fortalecimento das instituições democráticas durante abertura do XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Conadep), que teve início na noite desta terça-feira (8/11), no Centro de Convenções de Goiânia, e vai até a próxima sexta-feira (11/11).

Representando o governador Ronaldo Caiado, Lincoln Tejota salientou que a Defensoria Pública é um dos principais pilares deste fortalecimento, justamente por ela democratizar o acesso à Justiça para a população mais vulnerável do estado e do país.

"A defensoria pública, em todos esses anos, tem realizado muito mais do que é, em tese, sua atribuição. Tem participado conosco das principais decisões e debates que impactam a vida dos goianos e goianas", disse.

O vice-governador salientou que a Defensoria Pública em Goiás, mesmo relativamente recente, já que foi criada de fato em 2011, tem alcançado grandes resultados. Por isso, é necessária a ampliação e fortalecimento da instituição.

Desta forma, segundo ele, a realização de evento como o Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, que acontece pela primeira vez em Goiás, é de suma importância para a construção de um Estado e um país mais justos.

"Para que pudéssemos alcançar números expressivos contamos com a demonstração de coragem e garra dos defensores públicos em sua atuação diária", reforçou.

Fortalecimento

A presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Rivana Ricarte, destacou a importância do fortalecimento da Defensoria Pública em Goiás como um exemplo do trabalho associativo. Segundo ela, embora recente, houve esforço político para a realização de concursos e ampliação dos defensores públicos no estado. "Goiás é esse exemplo, em que várias lutas foram travadas para que esse presente fosse colocado em prática. E, a partir daí, visar o futuro", pontuou.

O evento contou também com a participação do presidente da Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos, Allan Montoni Iôs; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França; o deputado estadual Virmondes Cruvinel; o procurador-geral do estado, Aylton Vechi; do defensor público-geral do estado, Domilson Rabelo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias