Home / Política

POLÍTICA

Por unanimidade, Bruno Peixoto é eleito presidente da Alego

Eleição de ex-líder do governo para o comando da Casa indica maior proximidade do Legislativo com o segundo mandato de Ronaldo Caiado (UB)

A Assembleia Legislativa de Goiás confirmou, nesta quarta-feira (1º), por unanimidade, a eleição de Bruno Peixoto (UB) como presidente da Casa. Líder do governo na legislatura passada, o parlamentar assume o comando do Legislativo indicando maior proximidade com o segundo mandato de Ronaldo Caiado (UB). A solenidade contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, entre outras autoridades.

Bruno articulou sua eleição desde o fim das eleições em 2022 e, para isso, bancou série de mudanças na Casa, como: a proibição de reeleição de presidente; a criação de duas novas vagas na mesa diretora (vice-presidentes corregedores), assim como de duas cadeiras na principais comissões (Mista e Constituição e Justiça); e a instituição de auxílio-alimentação para os servidores dos gabinetes.

Outras modificações ainda devem ser feitas para acomodar aliados que apoiaram a eleição de Bruno e que também são considerados importantes para a base do governo, mas que perderam as eleições, caso dos deputados Francisco Oliveira, Thiago e Henrique Arantes, do MDB, e os parlamentares do UB, partido do governador, Álvaro Guimarães, Chico KGL, Dr. Antônio, Rubens Marques e Tião Caroço. Max Menezes (PSD) e Alisson Lima (PSB) também podem assumir cargo na Casa. A maioria deles esteve presente na Assembleia nesta quarta-feira (1°).

A nova Mesa Diretora é composta por sete partidos (além do União Brasil (UB), também contemplados MDB, Republicanos, PT, PRTB, Agir e PSD) e terá o maior número de cargos da história da Assembleia: dez.

Agradecimento

O novo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), em seu discurso de posse agradeceu a confiança depositada em si por todos os colegas. “Eu tenho muita consciência que obtive mais de 73 mil votos nas eleições porque ocupei a liderança do Governo. Tenho muita gratidão ao governador por isso, o que já externei várias vezes. Recebi hoje mais um voto de confiança e a forma que terei de retribuir é buscando, cada vez mais, mobilizar a prestação de serviços à sociedade”, prometeu.

O deputado, que foi líder do governo na Alego durante a Legislatura passada, fez trabalho de articulação para viabilizar a eleição da Mesa Diretora que preside, que era chapa única e que foi eleita por unanimidade. “Quero agradecer muito. Que Deus possa iluminar e abençoar nossa 20ª Legislatura. Fico muito feliz e sei o quão difícil foi conquistar o apoio de cada um dos parlamentares desta Casa. Nós, juntos com o governo, outros poderes e nossos Tribunais, vamos produzir muitos frutos para o povo goiano”, comprometeu-se.

Ao encerrar seu discurso, antes de passar a palavra ao governador, Bruno Peixoto empossou os membros da nova Mesa Diretora da Casa de Leis.

O governador Ronaldo Caiado afirmou que, a exemplo do primeiro mandato, vai se empenhar para manter relacionamento “respeitoso e institucional” com o Poder Legislativo e desejou sucesso à gestão de Bruno Peixoto. O governador disse que pretende estar de “mãos dadas” com os 41 deputados para o trabalho que visa o “desenvolvimento econômico e social do estado”.

Posse dos deputados

Os 41 deputados estaduais goianos eleitos em 2022 tomaram posse nesta quarta-feira (1º). Os parlamentares terão mandato até 2026 e representam 17 partidos, sendo União Brasil (UB) e MDB as legendas com as maiores bancadas: têm seis cadeiras, cada. As duas siglas são presididas pelo governador e vice, Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, respectivamente.

Com presidência de Bruno Peixoto (UB), o parlamentar mais votado (obteve 73.692 votos), a sessão de posse contou com as presenças do governador e do vice, assim como dos presidentes dos órgãos autônomos do estado, prefeitos e vereadores.

Em seu discurso em nome dos deputados, Talles Barreto (UB) fez elogios a Caiado, à primeira-dama Gracinha e a Daniel. Ex-aliado do ex-governador Marconi Perillo, mas agora cotado para líder do governo Caiado, o deputado disse que o atual governador promoveu a “recuperação do estado em todos os seus aspectos e a revogação da velha política” e informou que a agenda da Assembleia também será voltada para o social, o combate à fome e à garantia de atendimento de saúde, pontos ressaltados por Caiado durante a campanha.

Legislativo vai contar com apenas quatro mulheres

Uma Casa, 41 parlamentares, quatro mulheres. Mesmo com participação duas vezes superior à da Legislatura passada, os números mostram que, na dança das cadeiras do Parlamento goiano, o público feminino permanece longe de alcançar um patamar de representação justo e satisfatório.

Para driblar a baixa representatividade, as novas deputadas apostam na união de esforços e propósitos para a consolidação de uma bancada forte e atuante na defesa dos direitos sociais e políticos daquelas que, junto a elas, constituem, hoje, mais da metade da população e do eleitorado do estado.

Esse é o sentimento expresso nas falas de Bia de Lima (PT), Rosângela Rezende (Agir), Vivian Naves (PP) e Zeli Fritsche (PRTB). A partir desta quarta-feira, 1° de fevereiro, elas estarão lado a lado, pela primeira vez, ajudando a dar visibilidade e voz às pautas das mulheres goianas no novo Plenário da Alego.

Todas dizem aguardar com otimismo e determinação a estreia em seus respectivos mandatos. Além da defesa das mulheres, cada uma traz, na bagagem, bandeiras particulares de lutas travadas em cada uma de suas trajetórias.

Para romper os ciclos de violências a que as mulheres estão cotidianamente sujeitas, as parlamentares defendem políticas públicas com foco na valorização profissional e na punição dos agressores. “O alcance de investimentos conjuntos tanto do Governo Federal quanto Estadual, com a finalidade de garantir formação, emprego e renda, é fundamental para que as mulheres goianas possam ter mais liberdade, autonomia e melhores oportunidades para criarem seus filhos com qualidade de vida, diminuindo a necessidade da dependência de maridos ou companheiros. Aliado a isso, precisamos também exigir a punição dos agressores, porque é a medida que mais educa. A impunidade só facilita aqueles que cometem violências a continuarem persistindo no erro”, observou Bia de Lim.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias