Home / Política

POLÍTICA

Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação

O professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP) Renato Janine Ribeiro foi escolhido para assumir o  comando do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com nota oficial do Presidência da República, a posse ocorrerá no dia 6 de abril. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo apurou, Renato Janine já vem cuidando da transição na pasta com auxiliares do MEC. Ele foi diretor de avaliação da Capes entre 2004 e 2008, é doutor em filosofia pela USP e tem mestrado em filosofia pela Sorbonne.

Janine Ribeiro foi um dos primeiros nomes especulados para assumir o MEC quando se revelou a intenção de a presidente de optar por um perfil de um educador, mais técnico, e não por um político para a pasta. Autor de 18 livros, ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria de Ensaios, em 2001.

Ele assume a vaga deixada pelo ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), que pediu demissão do cargo. Logo depois da queda de Cid Gomes, internautas se mobilizaram em uma campanha para que Renato Janine fosse indicado para a pasta.

"A indicação para o titular do MEC corre o risco de ser apenas política. Muito ruim para um país que tanto precisa de educação. Mas Dilma já demonstrou que deseja colocar no MEC um educador independente, vamos ajudá-la", diz um dos textos publicado no Facebook.

A presidente Dilma Rousseff escolheu como lema de seu segundo mandato "Pátria Educadora" e pretende dar mais visibilidade às ações na área pelos próximos quatro anos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias