Home / Política

POLÍTICA

Conselho de Ética será instalado semana que vem

A Mesa Diretora apresentou os nomes dos parlamentares que irão compor o quadro de titulares e suplentes do recém-criado Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás. Ficou definido ainda que na próxima terça-feira, 26, às 17 horas, acontece, em plenário, a instalação e eleição do presidente e vice-presidente do Conselho.

O deputado Humberto Aidar (PT) apresentou os sete titulares. Além de Aidar, integram o Conselho os deputados Álvaro Guimarães (PR), Bruno Peixoto (PMDB), Lucas Calil (PSL), Francisco Jr (PSD), Júlio da Retífica (PSDB) e Valcenôr Braz (PTB). São suplentes os deputados Luis Cesar Bueno (PT),  Gustavo Sebba (PSDB);  Ernesto Roller (PMDB), Lincoln Tejota (PSD),  Simeyzon Silveira (PSC), Jean (PHS) e Carlos Antonio (SD).

O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (DEM), disse que o Código de Ética será um instrumento importante para dar mais transparência e credibilidade ao Parlamento. "Sua criação vem resgatar um antigo compromisso nosso perante a sociedade".

O novo Código de Ética e Decoro Parlamentar, criado a partir de uma proposta de Humberto Aidar, estabelece os princípios éticos e as regras básicas visando orientar a conduta dos deputados que são titulares ou que estão no exercício de mandato de deputado estadual. O deputado Humberto Aidar, provável presidente, revelou que o conselho não irá examinar fatos anteriores à criação do órgão. Caso, por exemplo, da denúncia do Ministério Público contra o deputado Daniel Messac (PSDB) de contratação, em seu gabinete, de “funcionários fantasmas”, estará fora da pauta. “Serão apuradas denúncias contra parlamentares a partir da instalação do Conselho de Ética.”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias