Home / Política

POLÍTICA

Aécio cita Marconi para a presidência

O senador Aécio Neves afirmou (PSDB-MG), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que o governador Marconi Perillo está entre os nomes do PSDB para a disputa presidencial de 2018. A declaração foi dada na última segunda-feira, em meio às especulações sobre a ofensiva do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto pelo PSDB.

Marconi vem sendo citado como opção do PSDB para a disputa presidencial desde o final do ano passado, quando elegeu-se governador de Goiás pela quarta vez. Na semana passada, o site Brasil 247 também listou o governador entre as alternativas do ninho tucano à Presidência, em meio a rumores sobre o enfraquecimento da postulação de Aécio entre o empresariado simpatizante da candidatura tucana e dentro de seu próprio partido.

Com a menção do próprio Aécio, crescem as apostas no nome de Marconi como alternativa a uma guerra entre mineiros e paulistas. "O governador vem conquistando apreço fora de Goiás, entre formadores de opinião, empresários e seus colegas de partido, que estão impressionados com seu potencial de realização administrativa, com sua habilidade política e com sua capacidade de aglutinar apoios em torno de si. Essas são as credenciais para uma disputa presidencial acirrada como novamente deve ser a corrida pelo Planalto em 2018", diz uma prestigiada fonte nacional do partido.

"Provável pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PSDB em 2018, Aécio disse ser 'confortador' para a sigla reunir vários nomes com a possibilidade de disputarem o cargo, mas defendeu que o partido não 'salte etapas' e discuta o assunto 'no momento certo', em um claro recado à ala ligada à Alckmin", afirma a reportagem, publicada na edição de ontem da Folha de S.Paulo. "É confortador para todos nós termos no PSDB, em condição de disputar as eleições e de vencê-las, nomes da estatura do governador de São Paulo. Mas teremos a responsabilidade de não saltar etapas. E, no momento certo, no momento das eleições, o PSDB tomará, unido, a sua decisão, e será aquela que for melhor para o Brasil", afirmou Aécio ao diário paulistano.

Segundo a reportagem, "ao se declarar favorável à realização de prévias no PSDB caso mais de um tucano queira disputar a Presidência, o senador disse que, além de Alckmin, o partido tem nomes como os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), José Serra (PSDB-SP), o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) e o próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso". O jornal reproduz declaração do senador mineiro segundo a qual "mais do que a definição de nomes, temos que deixar muito claro qual o projeto de país que temos a oferecer. E é sobre isso que estaremos mergulhados nesses próximos meses e até mesmo anos".

O jornal lembra que "o tucano perdeu as eleições de 2014 para a presidente Dilma Rousseff por uma margem apertada de votos" e que, desde então, "vem trabalhando dentro da sigla para se viabilizar como candidato da sigla ao Planalto em 2018". Ainda segundo a reportagem, Aécio lembrou que a candidatura do partido à presidência "é uma questão que será discutida lá na frente. Mas essa não é a agenda hoje do PSDB. Mas vejo com muita alegria que o PSDB tem um leque de opções e de de alternativas que nenhuma outra força partidária no Brasil, com todo respeito que tenho a elas todas, tem a oferecer", desconversou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias