Home / Política

POLÍTICA

Em entrevista, Dilma diz que "batalhou" por 6 ou 7 anos para não adotar medidas que causassem redução de emprego

Em entrevista ao jornal americano Washington Post, a presidente Dilma Rousseff explicou as medidas de ajuste que o Brasil está tomando para contornar a crise econômica. Dilma afirmou que o governo relutou durante sete anos em adotar medidas que causassem a redução de empregos, de oportunidades e de renda. Segundo ela, nesse período, as medidas brasileiras funcionaram e o País não vivenciou diminuição de emprego ou renda. A presidente admitiu que o País está experimentando o fim do ciclo do boom das commodities.

Em seu site, o jornal introduz a matéria dizendo que o Brasil enfrenta uma crise econômica, que a popularidade de Dilma está mais baixa que nunca e que escândalos de corrupção pululam no País. É nesse cenário, diz a publicação, que Dilma desembarca amanhã nos Estados Unidos para reatar as relações com o colega Barack Obama e tentar atrair investimentos.

— O Brasil batalhou por seis ou sete anos para não adotar medidas que iriam reduzir o emprego, oportunidades ou renda. Isso funcionou por sete anos. Nós não vimos qualquer redução nos níveis de emprego ou renda — afirmou Dilma ao jornal.

A jornalista, que entrevistou Dilma na última quarta-feira no Palácio do Planalto, perguntou se no passado Dilma acreditava que o Estado poderia fazer tudo, ela respondeu que não.

— Eu não acredito nisso. Se você acha que o Estado pode cuidar de tudo, você não está levando em conta o fato de que a economia é muito maior do que isso. O Brasil tem um setor privado muito forte. Nós não queremos que o setor privado experimente uma depressão. Nós baixamos taxas para o setor privado — disse a presidente.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, a entrevista completa será publicada pelo Washington Post no domingo, quando Dilma estará em Nova York para encontro com empresários brasileiros que têm negócios naquele país. Ela fica nos Estados Unidos até quarta-feira da próxima semana. Trechos da entrevista foram publicados na noite de ontem no site do jornal.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias