Home / Política

POLÍTICA

Marconi repudia intimidação

O governador Marconi Perillo (PSDB) divulgou nota  para repudiar o tratamento dispensado à comitiva de políticos brasileiros que visitou a Venezuela.

Veja a nota: “O governo de Goiás repudia com veemência o tratamento hostil, intimidador e antidemocrático dado pelo governo da Venezuela à Comitiva de Senadores do Brasil que desembarcou no País quinta-feira (18 de junho) para visitar presos políticos do regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Ao governo brasileiro cabe a tomada imediata de posição e a adoção de medidas que rechacem tal conduta, sob pena de nos curvarmos a esse ato de afronta à República Federativa do Brasil, a seus poderes constituídos e ao seu regime democrático, baseado na plena liberdade política e de manifestação de pensamento.

Os relatos dos senadores brasileiros e dos jornalistas que acompanham a comitiva são horrendos e inadmissíveis, tendo em vista que Brasil e Venezuela mantêm plenas relações econômicas, culturais e diplomáticas. Atitudes que são, por definição, típicas de regimes autoritários. É dever do governo venezuelano e um direito dos parlamentares brasileiros a garantia da livre circulação naquele país, bem como o de pleno acesso às instituições públicas.

Lamentamos profundamente o ocorrido, solidarizamo-nos com o Congresso Nacional e com os parlamentares da Comitiva do Senado Federal, e esperamos, com apreensão e ansiedade, a tomada de posição do governo do Brasil diante dessa afronta aos direitos individuais e políticos, sob pena de ser interpretada como razão inconteste para o rompimento das relações diplomáticas com a Venezuela.”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias