Home / Política

POLÍTICA

Polícia dinamarquesa impede refugiados de seguirem para a Suécia

Da Agência Lusa

A polícia dinamarquesa impediu hoje(7)  dezenas de refugiados, incluindo mulheres e crianças, de atravessarem a fronteira da Dinamarca com a Suécia, onde as condições de acolhimento para os requerentes de asilo estão mais fáceis.

Cerca de 300 refugiados que chegaram no domingo (6) a Rodby, principal ponto de passagem entre a Alemanha e a Escandinávia, esperavam alcançar a Suécia após cruzarem de trem a ponte que une Copenhague a Malmo.

No entanto, ocorreram confrontos com a polícia após muitos dos refugiados terem se recusado a fornecer as impressões digitais por recearem não ser autorizados a sair do território dinamarquês.

Parte dos refugiados acabou por aceitar as ordens policiais, mas cerca de 150 decidiram esta manhã seguir em direção à Suécia, caminhando sob escolta policial por uma estrada.

Após horas de negociações, os esgotados refugiados aceitaram por fim ser transportados em ônibus para se registarem com as autoridades locais.

Segundo o primeiro-ministro dinamarquês Lars Lokke Rasmussen, cerca de 400 refugiados chegaram nas últimas 24 horas à Dinamarca. Em entrevista à imprensa, garantiu que nenhum deles será autorizado a viajar para a Suécia sem o prévio consentimento de Estocolmo.

Apesar de a Dinamarca ter endurecido consideravelmente a sua política de imigração, Rasmussen acrescentou ter prometido à chanceler Angela Merkel aceitar em caráter de urgência 100 refugiados provenientes da Alemanha “atendendo à situação muito particular em que se encontra a Alemanha e a Europa”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias