Home / Política

POLÍTICA

Presidente da Câmara quer reduzir em 50% gastos com hora extra

Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, durante encontro com o presidente da Câmara dos Deputados do Chile, Marco Antonio Nu ez Lozano (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Cunha: "tem muita gente fazendo hora extra sem necessidade para a Casa" Arquivo/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou hoje (3) que está estudando, com integrantes da Mesa Diretora, uma maneira de reduzir, em pelo menos 50%, os gastos com horas extras pagas a servidores que trabalham durante sessões noturnas da Casa. “O problema é que tem muita gente fazendo hora extra sem que haja necessidade para a sessão legislativa”, disse.

Segundo levantamento feito pelo primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), os gastos com esses pagamentos ficam em torno de R$ 1 milhão para cada sessão deliberativa noturna. Pelas regras da Câmara, o período extra é pago até a segunda hora trabalhada além da jornada. Além de duas horas, o tempo extra é computado em banco de horas.

“Então, aqueles que batem [ponto] ao fim [da sessão] para marcar o tempo e que vão efetivamente requisitar banco de horas têm sido 20% dos que batem [ponto] das 19h às 21h. Esses não ficam aqui para fazer hora extra, para banco de horas, mas só para pedir hora paga”, afirmou Cunha.

De acordo com o deputado, pelo menos 80% dos servidores que recebem o pagamento não continuam na Casa depois das 21h. “É absurdo”, afirmou Cunha. A proposta que está sendo analisada para reduzir essas despesas deve atingir tanto servidores efetivos quanto comissionados.

Editor Nádia Franco

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias