Home / Política

POLÍTICA

Justiça retira obrigação de Twitter censurar post sobre as blitzes da polícia

Sentença da 9ª Vara da Justiça Federal de Goiânia, do último mês de junho, confirma decisão liminar e julga improcedente pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), em ação civil pública, para que o site Twitter bloqueasse contas que difundiam informações sobre os locais, dia e horários de blitzes policiais realizadas em Goiás.

Na sentença, o juiz federal Euler de Almeida Silva Júnior considerou a pretensão da AGU como não útil em termos práticos. “É preferível o desconforto momentâneo à atuação dos agentes públicos à restrição exageradamente precipitada ao direito de informação”, concluiu.

Manifestação do MPF firmada pelo procurador da República Ailton Benedito de Souza sustentou que “a pretensão veiculada não é útil em termos práticos, já que, além da impossibilidade de as autoridades públicas conseguirem fechar todas as portas abertas aos criminosos, o provimento jurisdicional pretendido não teria o condão de impedir a migração dos usuários do Twitter para outras redes sociais”. Além disso, MPFF

Entenda

A AGU propôs ação civil pública, em janeiro de 2012, contra o Twitter e outras três pessoas físicas que criaram perfis na rede social para divulgar locais de blitze policiais em Goiás, usando os apelidos de Radarblitzgo, Blitzgyn e Leisecagyn. No pedido, além da exclusão das contas, a AGU pretendia a proibição de divulgar no Twitter qualquer informação sobre a realização das operações policiais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias