Home / Política

POLÍTICA

Alagoinha, na Bahia, poderá ter mulher trans concorrendo às eleições municipais

Samara Braga, 32, pretende se candidatar às eleições municipais para prefeitura de Alagoinha, na Bahia. Segundo ela, será a primeira vez que uma mulher trans concorre ao cargo no Brasil.

Nascida no prórpio município, que fica a 108 quilômetros de Salvador, Samara é candidata pelo PSOL. Afirma que escolheu a legenda por se inspirar no deputado federal Jean Willys e Luciana Genro, que concorreu à Presidência da República em 2014.

“Alagoinhas é um lugar muito importante para mim. Quando morava em Salvador eu não tinha a liberdade de ser quem eu sou. Apenas quando eu fui para lá que eu pude experimentar a minha liberdade e parar de viver nas sombras”, explica.

Samara conta que sua família ainda não aceita sua transexualidade e a chamam pelo masculino. Entretanto, ela acredita que da mesma forma que enfrentou o preconceito de seus familiares, vai enfrentar nas urnas também. “Quanto à reação do eleitorado, não tenho medo. Sei que algo tão inédito causará estranheza a algumas pessoas", conta.

Antes de oficializar sua candidatura, é necessário vencer as prévias do partido. Conforme Samara, quem passou por diversas injustiças sociais sabe o que está errado e o que precisa ser corrigido.

Em eventual candidatura, ela afirma que não pautará apenas a bandeira LGBT. Entre seus projetos estão a valorização de profissionais da educação e ampliação do número de creches na cidade. E, na saúde, pretende exigir o repasse dos recursos dos governos estadual e federal com intuito de garantir o acesso gratuito sem pesar no orçamento.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias