Home / Política

POLÍTICA

“Brasil precisa encontrar logo o caminho para o fim da crise”, afirma Marconi

O governador Marconi Perillo afirmou ontem que, com o desfecho da crise política a partir do impeachment, o País tem de encontrar os caminhos para deslanchar na economia. “Ninguém suporta mais essa crise que vitimou 12 milhões de trabalhadores. Esse é o desafio do Temer”, afirmou o governador.

Marconi voltou a rechaçar a tese de golpe político. “Falam muito em golpe e em ruptura. Em qualquer país do mundo onde o regime é o parlamentarista, quando há uma crise envolvendo o Congresso Nacional com o Executivo, ou quando há uma crise entre o povo e o governante, ou o parlamento é dissolvido ou cai o gabinete”, afirmou.

Renda Cidadã

Estamos com tudo pronto: os cartões e o dinheiro na conta para fazermos os primeiros pagamentos. Só não fizemos agora porque o DEM e o PMDB entraram na justiça contra o pagamento do benefício da Renda Cidadã. Passando as eleições, imediatamente faremos os repasses. Queremos atender as famílias que precisam desses recursos.

Colégio Militar em Itaberaí

As pessoas que criticam os colégios militares é porque não conhecem a dinâmica desses colégios. Ele começa pela disciplina, respeito a valores e a preocupação com o aprendizado. Todo mundo hoje quer Colégio Militar. É a maior demanda que eu recebo no gabinete. De deputados e prefeitos. Nós temos hoje o maior número de Colégios Militares. Em Anápolis, por exemplo, nós temos dez mil alunos esperando por uma vaga. Estamos agora buscando um novo modelo de gestão, que será através das OSs. Tal como fizemos na Saúde. E tenho certeza que teremos uma melhora significativa na Educação.  Tanto do ponto de vista das notas e do desempenho, os Colégios Militares em Goiás estão indo muito bem

Colégio Militar em São Luis de Montes Belos

A professora Raquel intermediou uma solução para São Luis que é a utilização do espaço da subsecretaria para viabilizar o Colégio Militar. Nós íamos instalar o Colégio Militar, mas os pais reivindicaram que não o fizéssemos. Então nós atendemos a vontade dos pais. É importante, muitas vezes, os pais e alunos buscarem informações das cidades onde já existem Colégios Militares. Nós conseguimos avanços com as instalações dessas unidades. Mas respeito a democracia e a liberdade  dos goianos de quererem ou não. Mas, de qualquer maneira, estamos buscando outra alternativa para São Luis.

OSs na Educação

Queremos avançar rapidamente na melhoria contínua na educação do Estado.  Não tenho dúvida que vai acontecer o que aconteceu na Saúde. A satisfação dos usuários dos hospitais estaduais é superior a 9. Quem vai a um hospital do governo do Estado em Goiânia hoje percebe a diferença no atendimento que oferecemos às pessoas. A diferença na humanização do serviço. Se não fosse para melhorar, com certeza não faríamos esse tipo de tentativa. Estou absolutamente convencido de que teremos um avanço muito forte. Vai ser uma maneira de valorizarmos ainda mais os professores. Hoje pagamos um salário melhor aos médicos e enfermeiros através das OSs do que antes.

Consórcios Intermunicipais de Saúde

É prioridade nossa intensificar a criação de consórcios e o governo do Estado certamente apoia esse nível de iniciativa. Através do consórcio, os municípios se ajudam e facilita para o Estado apoiá-los. É uma iniciativa exitosa em vários Estados brasileiros.

Duplicação da GO-070

Reservei os recursos, mas nós tínhamos algumas pendências por conta da empresa e também pendências ambientais.  Tenho pedido muito à Secretaria de Meio Ambiente a liberação dessas licenças. Nós já temos o mais difícil, que é o dinheiro. Eu pedi para dar ênfase na conclusão das pontes e viadutos que estão sendo feitos. Vou trabalhar para que no ano que vem a estrada esteja toda pronta até a Cidade de Goiás.

Duplicação Trindade a São Luis de Montes Belos

Essa é uma obra importante. Estamos terminando agora as obras das duplicações que eu comecei. As obras em andamento entre Morrinhos e Caldas Novas, Nerópolis e Belém-Brasília e o trecho da GO-070  até Goiás. Repito: se nós tivermos condições financeiras é claro que vou priorizar. Essa é uma obra muito importante e desejada. Afinal de contas, o fluxo, principalmente nos finais de semana, nessa rodovia é intenso.

Conclusão do asfalto entre Diorama e Montes Claros

Cobro todo dia esse trecho. A empresa responsável está sem condições financeiras de terminar. Pedi à Agetop para verificar a rescisão contratual com essa empresa e licitar de novo. Infelizmente, sempre aparece um problema. Mas já pedi providências. É uma prioridade porque já devia estar pronta há muito tempo.

Segurança Pública

Essa questão das drogas é muito séria. Mais de 80% dos crimes e homicídios em Goiás e no Brasil estão diretamente ligados às drogas. Defendo que o Brasil endureça fortemente com os países vizinhos que permitem a entrada de drogas aqui. Defendo inclusive o fim de empréstimos. Defendo que a gente tenha um fundo nacional para a Segurança Pública com dinheiro também da União. Todos os recursos são provenientes dos Estados. No ano passado, investimos 12,5% em Segurança Pública. Aumentar as penas também é importante. Mudar a legislação é fundamental. Nós criamos aqui o Comando de Divisa e em três anos prendemos mais de 50 mil quilos de drogas. Mas o governo federal tem que fazer isso nas fronteiras. Outra providência que tomamos foi a realização de concursos. Vamos colocar 2,5 mil policiais novos nas ruas a partir do ano que vem.

Goiás após Impeachment

Pelo menos foi dada uma solução para a crise política. Agora, o presidente Michel Temer precisa fazer rapidamente as reformas que possam permitir a volta do crescimento do país. Ninguém suporta mais essa crise que vitimou 12 milhões de trabalhadores. Esse é o desafio do Temer. Agora, vejam bem, falam-se muito em golpe e em ruptura. Em qualquer país do mundo onde o regime é o parlamentarista, quando há uma crise envolvendo o Congresso Nacional com o Executivo, ou quando há uma crise entre o povo e o governante, ou o parlamento é dissolvido ou cai o gabinete. Isso ocorre naturalmente. Só aqui no Brasil que temos essa visão patrimonial de poder. O presidencialismo precisa ser reformulado no Brasil para que possamos ter saídas mais rápidas quando se estabelece uma crise política e econômica. Não é uma questão pessoal. É uma questão institucional. O impasse levou o Brasil à paralisia.

Eleições Municipais

Minha participação será restrita. Afinal de contas a minha função é governar o Estado e é o que estou fazendo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias