Home / Política

POLÍTICA

Votação da perda do mandato de Eduardo Cunha acontece nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (12/9), acontece a votação do pedido da perda de mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) às 19h, no Plenário da Câmara dos Deputados. Os deputados presentes deverão votar o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que concluir que Cunha mentiu ao declarar para Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em 2015.

Segundo relator, ele mentiu ao afirmar que não possui contas no exterior, Cunha nega alegando que as contas constam no nome da um trust familiar contratado por ele com intuito de administrar recursos no exterior.

O deputado está afastado do cargo na Câmara e de seu cargo na Presidência da Casa desde 7 de julho, quando renunciou ao cargo. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, garantiu que a votação seguirá o mesmo rito das votações anteriores para perda de mandato.

O primeiro a discursar será o relator do parecer, Marcos Rogério, por 25 minutos. Ele será seguido pelos advogados de Cunha com iguais 25 minutos para defesa e o próprio Eduardo Cunha terá outros 25 minutos para falar em sua defesa.

Demais deputados que se inscreverem no início da sessão terão a 5 minutos de fala cada um. Após mais de quatro falarem, os presentes poderão decidir sobre o encerramento da discussão e seguir para votação, que será nominal e aberta, pelo painel eletrônico.

Maia ressaltou também que a votação só acontecerá com o quórum de 420 deputados presentes no Plenário. Para que Cunha perca o mandato será necessários o voto da maioria absoluta dos deputados da Câmara, 257.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias