Home / Política

POLÍTICA

MPF investiga fraudes em benefícios

A Procuradoria da República em Goiás instaurou inquérito para apurar suspeitas de irregularidades na concessão de cartões do Programa Bolsa Família em Anápolis e outras cidades afeitas à regional da PR-GO. O ofício assinado pela procuradora Ana Paula Fonseca de Goes Araújo versa sobre possíveis “pagamentos irregulares a título de bolsa família realizados em municípios de Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Anápolis, Campo Limpo, Cocalzinho de Goiás e outras cidades.

As denúncias levadas ao MPF dão conta de que há beneficiários do Programa Bolsa Família funcionários da Prefeitura de Anápolis e que fariam doação para a campanha do prefeito João Gomes, do PT e candidato à reeleição. Toda a investigação começou com uma denúncia levada à inteligência da Polícia Federal que origiou o projeto Raio X Bolsa Família, capitaneado pelas Câmaras Criminal e de Combate à Corrupção do MPF. Segundo o relato da procuradoria, uma ferramenta de inteligência do MPF detectou que “grupos de beneficiários com indicativos de renda incompatíveis com o perfil de pobreza ou extrema pobreza exigidos pelas normas do programa Bolsa Família para a concessão do benefício”. Pessoas que não se enquadram no perfil exigido recebem o benefício por indicação da Prefeitura de Anápolis.

O que pesou para o MPF instaurar a investigação foi a existência de informações prestadas pela Justiça Eleitoral dando conta que doadores de campanhas eleitorais, dentre elas a do prefeito João Gomes, são beneficiários do Bolsa Família, comprovando não haver “capacidade econômico financeira” para fazer essa doação. “Se eles podem doar, então não precisam do Bolsa Família, e se precisam desse benefício, não têm condições de doar para candidatos majoritários”, frisou um advogado que acompanha o caso.

O prefeito João Gomes foi notificado a proceder com urgência ao levantamento dos beneficiários e rever os cadastros existentes do programa. A prefeitura deverá enviar auditores para as casas de todas as famílias beneficiárias para fazer esse recadastramento em no máximo 60 dias, “com foco especial na caracterização do requisito de renda per capita vinculado à situação de pobreza”.

Funcionário

Um dos doadores da campanha de João Gomes que também recebe o Bolsa Família é o presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Anápolis, Antônio Julio de Oliveira. Além de dirigente do PT e doador de campanha, ele é servidor da Prefeitura de Anápolis.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias