Home / Política

POLÍTICA

Vinícius Luz: “Reoxigenamos o PSDB”

  • Prefeito, que foi eleito com mais de 24 mil votos, pretende realizar reforma administrativa, diminuindo secretarias e cargos comissionados

Uma luta de Davi contra Golias, do mais forte contra o mais fraco. Assim pode ser considerada a disputa das eleições para Prefeitura de Jataí. Com 51,48% dos votos válidos, um total de 24.902 votos, o vereador Vinícius Luz (PSDB) foi eleito prefeito no município, desbancando o candidato considerado favorito no início da campanha eleitoral e com mais recursos financeiros, o deputado estadual Victor Priori (DEM). Nas pesquisas de intenção de voto, Priori chegou a figurar 20 pontos à frente de Vinícius.

Com experiência na gestão pública, o prefeito eleito já comandou as Regionais e Postos do Ipasgo, além de ter assumido as pastas das Secretarias de Administração e de Saúde de Jataí. Como chefe do Ipasgo em Jataí, em 1999, conseguiu realizar transformações significativas na gestão, atendimento, credenciamento e serviços prestados. Com os resultados obtidos no município, Vinícius ascendeu à chefia da Regional do Sudoeste Goiano, assumindo a responsabilidade administrativa do Ipasgo em 20 municípios. Em 2003, foi promovido à gerência de Goiânia, passando a comandar todas as regionais e postos do Ipasgo em Goiás. Em 2005, Vinícius Luz tornou-se secretário de Administração da Prefeitura de Jataí e, em 2006, assumiu a Secretaria de Saúde.

Em entrevista ao Diário da Manhã, Vinícius Luz destacou como foi a virada e a vitória nas eleições em Jataí, ressaltou que sua campanha foi pautada na ética e na verdade, além de reforçar a ideia de que a gestão pública pode e deve ser feita de forma inovadora, planejada, responsável e com a participação de todos, já que ao longo da campanha eleitoral seu plano de gestão recebeu a colaboração da população da cidade.

Confira abaixo a entrevista:

Campanha digital

Conseguimos explorar bem essa questão do conhecimento na campanha. Apesar de eu estar vereador há quase quatro anos, uma parcela da população já tinha ouvido falar em Vinícius Luz, mas não conhecia bem. Fizemos um trabalho de pré-campanha muito bem feito, utilizamos todas as ferramentas possíveis, fizemos inúmeras reuniões nos bairros, utilizamos bastante as redes sociais para poder, inclusive, construir o plano de governo. Acredito que esse tenha sido o grande diferencial, poder conversar e ouvir diretamente as demandas da população. Utilizamos ferramentas do marketing digital nessa campanha e isso foi um diferencial muito grande e chamou a atenção e participação das pessoas. Essa parte de utilização das redes sociais foi muito importante na campanha.

A população de Jataí está muito carente de um cuidado especial no lado social e nossas propostas vieram de encontro a isso. Buscamos ter propostas que vão agregar na área de segurança, com essa parceria que pretendemos implementar com a Secretaria de Segurança Pública, e também nas questões de saúde. Esses foram os grandes temas debatidos durante a campanha. Como já fui secretário de Saúde e conheço a área, acredito que isso foi um diferencial para a campanha e agora como prefeito vou ter uma atenção muito especial. Tenho que ser melhor para a saúde como prefeito do que quando fui secretário de saúde.

Diferencial e a virada

Primeiro, falar a verdade. Sempre tive muita seriedade para tratar de todas as questões, então, a partir do momento que foi definida a minha candidatura, já tínhamos feito o trabalho de pré-campanha e isso fez diferença. O fato de procurarmos sempre pautar a campanha na verdade, sem querer enganar o povo e denegrir a imagem de ninguém. O povo está cansado dessa velha política, de brigas e denegrir a imagem do adversário. Nós procuramos fazer a nossa campanha, falar como era o Vinícius e a dra. Simone, o que pretendemos fazer para  Jataí e sempre respeitando os adversários e isso foi a grande diferença. Houve a possibilidade de ter essa virada também porque houve erros por parte do meu principal adversário. A campanha nas redes sociais dos meus adversários foi uma campanha de muito baixo nível e a população não está querendo mais isso. Então, para cada mentira que eles contavam nas redes sociais, a gente falava uma verdade, falava uma proposta e isso foi o grande diferencial.

Velha política

Reoxigenamos o PSDB, viemos fazendo isso - eu e o vereador Thiago Maggioni, que é o atual presidente do partido. Nós fizemos o nosso dever de casa no ano passado, quando buscamos renovar o partido, trazer novas lideranças, pessoas mais jovens para liderar o partido. Buscamos fazer isso também a partir do momento que firmamos aliança com outros partidos. Tivemos aliança com 10 partidos, o que nos garantiu maior tempo de televisão e rádio. Essa foi uma questão interessante, justamente para romper essa barreira tradicional. O partido não pode servir apenas para disputar eleição, o partido tem que servir também para fazer política e para discutir com as pessoas as políticas públicas, e isso nós fizemos.

O Victor [Priori] não aceitou essa reoxigenação do partido e preferiu se isolar e, num determinado momento, não querendo compor conosco, decidiu sair praticamente sozinho do partido. As pessoas que ficaram abraçaram o nosso novo projeto. Quando o partido se uniu em torno do meu nome e quando o partido baixou uma resolução sobre as prévias, disse que estava dentro, e fiz minha inscrição para disputar as prévias, acabou que foi a inscrição única. Fizemos tudo democraticamente, oportunizamos a todos e ele [Victor Priori] não quis participar.

A própria população de Jataí demonstrou isso, que nas últimas cinco eleições o Victor disputou, de dois em dois anos ele foi candidato - prefeito, deputado, prefeito, deputado de novo  - esse é um claro exemplo de que só o dinheiro não resolve. O dinheiro pode ajudar a fazer uma boa campanha, mas não é só isso. Tem que entender as demandas da população, conhecer a cidade, saber a demanda de cada bairro e região da cidade, andar a cidade e não só na época da campanha que se tem que visitar as pessoas.

Parcerias

Quero que esse governo seja de parcerias  e vamos buscar com a iniciativa privada, assim como vamos buscar parcerias com o governo do Estado e Federal, não vou deixar de ir atrás. Outro detalhe interessante é que agora Jataí passa ter uma grande bancada de deputados federais, porque a nossa base tem muitos deputados federais e que, inclusive, já se comprometeram em nos apoiar em levar nossas demandas ao governo Federal. Em que pese todas as dificuldades e que ambos os governos passam, acredito que vamos conseguir. O pior da crise, acredito, já passou. Então, acredito que haverá uma retomada gradual dos investimentos e com isso a gente consiga cumprir sim os compromissos que foram colocados, que não foram coisas de outro mundo. Foi um plano de governo pé no chão e que acredito que se corrermos atrás, buscarmos fazer essas parcerias com eficiência, aí sim partir para prática em relação a todos esses compromissos.

Outro detalhe é que como não precisei vender pedaço da prefeitura para ninguém, nem fazer nenhum tipo de conchavo, estou muito à vontade para nomear uma excelente equipe de gestão, mais enxuta - por isso vou fazer uma reforma administrativa para diminuir o número de secretarias e cortar cargos comissionados. Acredito que com muita austeridade, principalmente nesse início, fazendo as coisas com muita responsabilidade, a gente consiga , inclusive, fazer caixa para ir aos poucos implementando as propostas que estão no plano de governo.

Governo do Estado

Acredito que o governador Marconi e o vice-governador José Eliton serão meus grandes parceiros, não tenho sombra de dúvida disso, até porque o governador foi um dos que incentivou essa renovação do PSDB. O Thiago e eu fomos a uma audiência com o governador e ele sempre nos incentivou a tocar esse projeto de renovação do PSDB e não faltou apoio dele a isso. Acredito que o governador será um grande parceiro. Pelo que vimos do resultado das eleições, Jataí é uma das principais cidades em que o PSDB venceu. Pela primeira vez o PSDB governará Jataí  e isso também será uma vitrine para o governo. Temos que dar certo e acredito muito no nosso trabalho e nas parcerias que nós implementaremos junto com o Estado e com a União.

Governabilidade

Nossa base elegeu apenas 30% das cadeiras da Câmara. A Câmara de Jataí é uma das mais enxutas do Brasil, em uma cidade que poderia ter 17 vereadores temos apenas 10 e desses fizemos apenas três. Houve 60% de reeleição, ou seja, eu conheço todos os vereadores que estão nessa atual Legislatura - que são meus colegas -, e os que foram eleitos também são todos pessoas comprometidas com Jataí. Não acredito que teremos dificuldades de governabilidade nessa relação com da prefeitura com a Câmara. O fato de eu estar saindo da Câmara e indo para o Executivo, acredito que será um novo tipo de relação que os vereadores de Jataí nunca experimentaram. Sei na pele as dificuldades e o que um vereador passa, então, o fato de ter um prefeito oriundo diretamente da Câmara Municipal vai facilitar esse diálogo. Não acredito que haverá essa questão de situação e oposição. Sempre, o que for melhor para Jataí vamos fazer com muito diálogo e não acredito em dificuldade alguma. 

Prioridades da gestão

A primeira medida de impacto é a reforma administrativa e o enxugamento da máquina, com a diminuição do número de cargos comissionados. Há uma expectativa de um choque de gestão na área da Saúde que pretendemos implementar e as pessoas estão esperando resultados rápidos nessa área. Não dá para elencar apenas uma prioridade, vamos fazer várias prioridades paralelamente. Essa questão de Segurança Pública tem chamado muito atenção e precisamos ter medidas enérgicas logo de início, firmando parcerias que precisam ser implementadas com a Secretaria de Segurança Pública para amenizar esses problemas que estamos vivendo em Jataí. A população tem estado presa em casa, os comerciantes colocam grades em seus comércios e isso é uma situação muito ruim. Durante a campanha, a medida que íamos visitando observamos isso, as pessoas presas dentro de casa ou em seus comércios.

Também quero implementar uma coisa diferente com os prefeitos da região, acredito que se a gente agir em bloco conseguiremos mais benefícios. A região sudoeste é uma das regiões mais ricas do estado de Goiás, produz muito, participa do PIB estadual e precisamos reverter essa importância econômica em benefícios para a região. Acredito que se fizermos uma parceria entre os prefeitos da região e agir em bloco - a exemplo do que o próprio governador Marconi fez com a criação do Consórcio Brasil Central. É uma ideia que podemos implementar na região para definirmos as prioridades da região em conjunto e buscarmos esses benefícios, não só com o governo do Estado, mas com o governo Federal. Acredito que será muito importante para todos nós, não só para Jataí.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias