Home / Política

POLÍTICA

Codese explica aos vereadores papel da entidade e pede apoio

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese), Renato de Sousa Correia, fez uso da Tribuna Popular, ontem, apoiado por mais de vinte representantes da sociedade civil, de empresários e setor produtivo.

A visita teve como objetivo apresentar a parceira efetuada entre a entidade e a Prefeitura de Goiânia no último dia 10 de março e que precisará, para ser colocada em prática, do apoio da Câmara Municipal de Goiânia.

O acordo ficará vigente até 31 de dezembro de 2020 e visa a “melhoria das condições de vida da população de Goiânia e Região Metropolitana tendo como meta elevar a Capital até o ano de 2033 a um dos dez municípios brasileiros com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) saindo da 45ª posição para a 36ª.

“Queremos conversar com o poder Legislativo e Executivo para apresentar ideias e projetos que possam ser viáveis para Goiânia até 2033, ano do centenário da Capital”, afirmou Correia, adicionando que a entidade “tira a passividade do cidadão de somente votar nos parlamentares e o coloca na responsabilidade de participar das decisões”.

A principal dúvida dos vereadores foi a de que a entidade retirasse prerrogativas dos parlamentares. Outro questionamento abordou os recursos necessários para implementar os projetos criados pelos membros daquela entidade.

A explicação de Renato Correia foi que os vereadores poderão participar das câmaras técnicas da entidade para participar dos projetos que serão criados e apresentados ao poder Executivo para serem viabilizados. Quanto aos recursos, ele adiantou que há interesse de organizações da sociedade civil em participar, mas que também vão recorrer a Parcerias Público-Privadas (PPP), devidamente autorizadas pelo poder Legislativo.

O Codese é uma entidade formada por representantes da sociedade civil organizada sem fins lucrativos, formada por diversas organizações tais como Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO), Sinduscon-GO, Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal de Goiás; Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO), Conselho Regional de Engenharia (CREA-GO), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Creci-Go, Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Fecomércio, Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade (Ahpaceg), Observatório Social de Goiânia, Sebrae, Sicoob-Engecred, Sinroupas e Sindicato dos estabelecimentos particulares de ensino de Goiânia (Sepego).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias