Home / Política

POLÍTICA

MLCP reúne, hoje, milhares em ato, às 15h, em defesa da casa própria

  • Euler Ivo, Isaura Lemos, Tatiana Lemos e Willian Panda organizam fórum de mobilização
  • No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, Assembleia entregará Comenda Berenice ArtiagaJá em 9 de março, a Câmara Municipal de Goiânia fará homenagens para a Mulher Combativa


Sob a coordenação de Euler Ivo Vieira, ex-vereador, Isaura Lemos, deputada estadual e presidente do PCdoB em Goiás, Tatia-na Lemos, vereadora em Goiânia, além de Willian Panda, vereador e membro da Mesa Diretora da Câmara de Aparecida de Goiânia, o Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP) tem encontro marcado, hoje, às 15h, no Rodeio Show, em Aparecida de Goiânia.

- Agenda de lutas para 2017 será definida!

Mudanças no Programa Minha Casa, Minha Vida, congelamento dos gastos públicos por 20 anos, a agenda de lutas sociais para o exercício de 2017, a execução de políticas públicas de habitação em Aparecida de Goiânia e em Goiás compõem a pauta do fórum de hoje, do MLCP. A previsão é da participação de milhares de trabalhadores sem – teto. Não há horário marcado para acabar.

Euler Ivo Vieira, ex-membro da extinta Ação Popular [AP], organização da esquerda católica incorporada pelo PC do B, no ano de 1972, tempos sombrios da ditadura civil e militar [1964-1985], fundou o MLCP, em 1991. Uma entidade para centralizar as lutas sociais e políticas das famílias sem-moradia. O MLCP se tornou no maior movimento de massas populares de Goiás, diz ele.

- Com reuniões de 5 mil a 18 mil participantes.

Não custa lembrar

Isaura Lemos e Euler Ivo Vieira, que possuem formação basea-da nas ideias de Karl Marx, Friedrich Engels, Vladimir Ilich Ulianov, ‘nom de guerre’ Lênin, o líder da revolução russa de ou-tubro de 1917, além de Mao – Tsé-tung, contam ter mobilizado milhares de trabalhadores, excluídos da cidadania, para a con-quista de lotes, materiais de construção e moradias populares.

O MLCP auxiliou mais de 30 mil famílias a saírem do aluguel, relata. Em Goiânia, compõem a relação os bairros da Vitória, Primavera, Floresta, São Carlos, São Domingos, Boa Vista, Madre Germana I e II, Jardim Isaura e Lírios do Campo, Adilair I e II (em Goianira), Conjunto Chácara São Pedro (em Aparecida de Goiânia, com 900 apartamentos), observa, emocionado

- Além de conjuntos em Itumbiara e Itaberaí, que também constituem frutos dessa luta.

Dia da Mulher

Deputada estadual e presidente do PC do B em Goiás, Isaura Lemos entregará, em 8 de março, dia internacional da mulher, a Comenda Berenice Artiaga a mulheres que se destacaram nas lutas feministas, políticas e sociais. É mais uma medida para a consolidação, no Brasil, do processo de empoderamento das mu-lheres, observa. A homenagem ocorrerá na Assembleia Legislativa.

- 8 de março, 15h, no Auditório Solon Amaral: 82 mulheres homenageadas!

Ao lado de Isaura Lemos, a vereadora comunista Tatiana Lemos entregará, no dia seguinte, 9 de março, às 14h, no Auditório Jaime Câmara, instalado na Câmara Municipal de Goiânia, às centenas de mulheres goianas, o Prêmio Mulher Combativa. A parlamentar vermelha denunciará as desigualdades de gênero e os altos índices de violência contra a mulher.

- Além do preconceito contra as mulheres e a ausência e deficiência na elaboração e execução de políticas públicas.

Em tempo

Registro: Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher em Goiás a se eleger deputada estadual: No ano de 1951. O direito ao voto feminino ocorreu sob a era Getúlio Vargas. A solenidade de entrega da Comenda é tradicional no Palácio Alfredo Nasser. Já o Prêmio Mulher Combativa é uma ação executada pelo mandato popular da vereadora Tatiana Lemos Vieira.

Agenda de lutas para 2017 será definida hoje”

Euler Ivo Vieira,Fundador do MLCP

A moradia é um direito inalienável da cidadania”

Willian Panda,Vereador

Saiba mais

Números

1857 Operárias de uma fábrica de tecidos morrem carbonizadas

1932 É aprovado o direito ao voto às mulheres

1951 Berenice Artiaga é eleita deputada estadual

1985 Instalação da Nova República. PCdoB é legalizado

1982 Euler Ivo Vieira é eleito vereador em Goiânia [GO]

1990 Denise Carvalho é a 1ª mulher comunista na AL

1991 Euler Ivo cria Movimento de Luta Pela Casa Própria

1998 Isaura Lemos é eleita deputada estadual pelo PDT

2012 Helenira Tatiana Lemos é eleita vereadora em Goiânia

2014 Isaura Lemos é reeleita deputada estadual pelo PCdoB

2016 Tatiana Lemos é reeleita para mais um mandato popular

2017 MLCP define em 5 de março a agenda das lutas sociais

Fonte: Diário da Manhã

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias