Home / Política

POLÍTICA

Marconi e Valéria inauguram Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade

O governador Marconi Perillo e a primeira-dama Valéria Perillo inauguraram, ontem, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060, em Trindade. Eles abriram o CAR após percorrerem os 18 quilômetros entre o trevo da saída de Goiânia para Trindade e a Basílica do Divino Pai Eterno. Eles começaram a caminhada às 5 horas da manhã de ontem.

No trajeto, receberam os cumprimentos de romeiros e fizeram orações no Centro de Apoio aos Romeiros, no quilômetro 9,5 da Rodovia Estadual GO-060. O trajeto é dotado de pista moderna, feita especialmente para os romeiros, ciclovia e iluminação, obras realizadas no terceiro mandato de Marconi. “Viemos a Trindade para agradecer ao Divino Pai Eterno pelas graças alcançadas, pela nossa saúde, e pela oportunidades de estarmos a trabalhar em prol das pessoas”, disse Marconi.

Como tradicionalmente fazem há quinze anos, Marconi e Valéria Perillo inauguraram o Centro de Apoio aos Romeiros, que serve de base de apoio aos romeiros que se dirigem a Trindade, na tradicional Romaria do Divino Espírito Santo. Na abertura, o governador saudou a Congregação Redentorista Católica, responsável pela organização da histórica romaria. E também abraçou cada um dos integrantes da banda inclusiva Luar, formada por internos da Vila São Cottolengo. “Eu vejo em cada um de você a face do Cristo ressuscitado entre nós”, disse Marconi, referindo-se aos músicos da bancada inclusiva Luar, com os quais tem uma convivência próxima há anos, inclusive chamando-os cada um pelo nome.

Ele ressaltou a importância da Romaria do Pai Eterno para o despertar da fé dos goianos e a formação da identidade cultural do Estado. Na oportunidade, entregou simbolicamente um cheque de R$ 50 mil, com recursos do programa Nota Fiscal Goiana, para a Villa São Cottolengo, cujo trabalho de acolhimentos a pessoas carentes, especialmente portadores de paralisia cerebral e idosos é reconhecido nacionalmente.

Marconi também comemorou o fato de que já teve a oportunidade de inaugurar o Centro de Apoio aos Romeiros ao longo de 15 anos. Também fez referência ao trabalho de Valéria Perillo e da coordenadora-geral, professora Eliana França, “honesta, correta, dedicada e idealista”.

No instalação do Centro de Apoio aos Romeiros, o  prestou homenagem ao prefeito de Aragarças, José Elias Fernandes, pioneiro no atendimento aos devotos do Pai Eterno, que na década de 1990 foi responsável pela criação da “Barraca dos Romeiros”, onde servia cafezinho e água aos caminhantes.

A primeira-dama Valéria Perillo agradeceu aos parceiros da iniciativa privada por ajudar a OVG na tarefa de acolher os romeiros. “Mãos unidas e os esforços de todos é que fazem essa barraca funcionar”, afirmou.

O padre Éverson de Faria Melo, diretor-administrativo da Vila São Cottolengo, saudou o governador brincando que Marconi não para.  Lembrou que, antes da inauguração às 9h30, o governador havia liderado uma caminhada de Goiânia a Trindade, em mais uma manifestação de fé no Pai Eterno. “Não é fácil acompanhar o governador. Ele deveria se chamar Marconi Trabalho”, disse, dirigindo-se ao pai de Marconi, senhor Marconi Ferreira Perillo, presente à abertura oficial do Centro de Apoio aos Romeiros. “Ninguém dá conta de acompanhá-lo, nem a dona Valéria”, brincou.

Romaria de Trindade – A história da fé na região se confunde com a própria história da capital goiana da fé. A tradição começou no final do século XIX, quando um casal encontrou, em uma lavoura, um medalhão de barro com a estampa da Santíssima Trindade.

Neste ano de 2017, a Igreja Católica celebra o Ano Mariano, o que inspirou a escolha do tema da romaria. Comemora-se o tricentenário do achado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e também os 100 anos de Fátima, embora a festa seja dirigida ao Pai Eterno.

Apesar da festa do Divino Pai Eterno começar oficialmente nesta sexta-feira, a cidade recebe durante o ano todo fiéis de todas as partes do País que vão até o Santuário Basílica agradecer as graças recebidas e fazer pedidos à Santíssima Trindade.

Durante os dias de festa, milhares de fieis viajam em romaria, a pé ou em carro de boi, até a capital goiana da fé. O trajeto que mais reúne pessoas é entre Goiânia e Trindade. São quase 20 quilômetros percorridos à margem da GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros.

Participaram da inauguração da base de apoio aos romeiros autoridades religiosas, secretários de Estado, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, os deputados estaduais Marlúcio Pereira (PSB) e Júlio da Retífica (PSDB), e devotos do Pai Eterno.

Suporte logístico para o exercício da fé

O Centro de Apoio ao Romeiro oferece atendimento às pessoas que se dirigirem até a capital goiana da fé, durante a Romaria do Divino Pai Eterno. No local os romeiros recebem lanche e podem fazer uma pausa, sentar e descansar e, depois, prosseguir na caminhada.

A solenidade contou com a benção do padre Éverson de Faria Melo, diretor Administrativo da Vila São José Bento Cottolengo, que representou o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. A solenidade contou com apresentação da Banda Inclusiva Luar, da Vila São Cottolengo. A expectativa é de que o CAR atenda 300 mil pessoas durante os dez dias de festa.

No local são oferecidos leite puro ou com canela, café, chá, suco, pão (com mortadela ou manteiga) e água. O atendimento aos romeiros prosseguirá até o dia 02 de julho, data de encerramento da romaria. O Centro funciona 24 horas e tem o apoio de mais de 120 pessoas por dia (entre funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária).

A estudante do 6º período do curso de Nutrição, da PUC Goiás, Tattiely Rodrigues, 20 anos, é uma das bolsistas da OVG que colaboram no CAR de Trindade. Ela conta que se sente animada por poder fazer parte da equipe. “Acho uma forma interessante de pagar minha contrapartida pela Bolsa Universitária. Aqui, todos trabalham com alegria, boa vontade e disposição”, diz.

O porteiro Luzimar Batista de Souza, 38 anos, é morador de Senador Canedo e desde os nove anos de idade é romeiro do Divino Pai Eterno. Ele conta que todos os anos vai duas vezes a pé a Trindade, durante a festa religiosa e elogia o CAR. “Tem gente que não tem nenhuma moedinha no bolso para fazer um lanche durante o trajeto que percorre a pé. Aqui no CAR ganhamos lanche e descansamos, o que dá força para chegar até o final da caminhada”, diz.

2 mil metros quadrados de área física, com banheiros

O Centro de Apoio ao Romeiro tem quase 2 mil metros quadrados de área física, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico. A estrutura conta ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que ficarão de prontidão 24 horas. Enfermeiras também estão de plantão para fazer atendimentos de primeiros socorros.

O projeto tem o apoio de vários órgãos do governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam a realizar o trabalho. Neste ano, por meio de parceria entre a Goiás Turismo e a OVG, será feito um trabalho de levantamento estatístico dos atendimentos oferecidos no CAR. A intenção é fazer um balanço mais preciso para oferecer a cada ano um melhor serviço aos romeiros.

Durante a abertura do CAR de Trindade, o Governo de Goiás e a OVG prestaram uma homenagem ao prefeito de Aragarças, José Elias Fernandes. De 1977 a 1997, ele deu apoio aos romeiros em uma estrutura que montava as margens da GO-060 (que liga Goiânia a Trindade), fornecendo lanches e auxílio médico aos peregrinos.

José Elias conta que montou a estrutura para agradecer ao Divino Pai Eterno por sua eleição como vereador por Goiânia, à época, mais votado na história de Goiás. “Realizava esse importante trabalho com a ajuda de familiares e amigos”. A iniciativa de José Elias inspirou o governo do Estado a assumir, por meio da OVG, esse papel de apoiar os romeiros na caminhada.

“Tudo é feito com muito carinho”, diz Valéria

A presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, agradeceu a todos os parceiros, funcionários da OVG e voluntários que colaboram com o Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade. “Tudo é feito com muito carinho, amor e pensando no romeiro que cumpre sua caminhada de fé”, disse Valéria Perillo que também é devota do Divino Pai Eterno. O governador Marconi Perillo fez um agradecimento especial a diretora geral da OVG, Eliana França, pelo seu trabalho e dedicação em todos os programas desenvolvidos pela OVG e sua equipe. Ele disse que o momento era de agradecer ao Divino Pai Eterno pelas bênçãos alcançadas. “Eu e Valéria Perillo estamos muito felizes por mais uma vez apoiar esta festividade religiosa tão tradicional. O Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade é uma lição de fraternidade e acolhimento”, completou.

Renan Filho agradece Marconi por campanha de alimentos

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), agradeceu, ontem, ao governador Marconi Perillo pelas 25 toneladas de alimentos doadas aos alagoanos desabrigados em decorrência das fortes chuvas do mês de maio. Por determinação de Marconi, o Corpo de Bombeiros de Goiás realizou a campanha Goiás Solidário, que arrecadou alimentos entre os dias 1º e 13 de junho. Foram arrecadadas 132 toneladas de alimentos, quando o número estimado era 50.

No dia 13 de junho, os caminhões com os alimentos partiram para Alagoas e Pernambuco, Estado que também possui famílias desabrigadas em razão das enchentes. Os alimentos foram divididos entre os dois estados, e os perecíveis foram doados para a Sociedade São Vicente de Paulo, que desenvolve trabalho de acolhimento de idosos.

Renan Filho afirmou que Marconi e os goianos mais uma vez expressaram sua solidariedade e unidade nacional, “no sentido de todos nós estarmos juntos no momento em que algum lugar do Brasil precisa de auxílio”, disse. “Muito obrigado ao povo goiano e ao governador Marconi Perillo pela liderança, colaboração e dedicação. Nós, alagoanos, seremos sempre gratos”, disse.

Na segunda-feira, na solenidade de envio dos alimentos, Marconi destacou que recente pesquisa nacional apontou que, pelo sétimo ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros é a instituição de maior credibilidade no Brasil, segundo ele, fator decisivo para o sucesso da campanha. “A verdadeira federação é essa, ancorada no princípio da solidariedade”, declarou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Manuel Cunha, enviou carta aos bombeiros de Goiás, na qual cumprimentou e agradeceu os goianos pelo gesto de solidariedade, “a partir de um chamamento feito pelo governador Marconi Perillo, no sentido de ajudar verdadeiramente aqueles que necessitam de apoio”, dizia o texto.

Em março de 2015 o Corpo de Bombeiros de Goiás realizou campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas da enchente no estado do Acre, e conseguiu arrecadar 64 toneladas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias