Home / Política

POLÍTICA

Ex-governador consagra-se campeão nacional de tiro ao prato

Irapuan Costa Júnior, engenheiro e político brasileiro, completa 80 anos no dia 23 de dezembro de 2017: reflexos venceram os jovens

O ex-governador de Goiás Ira­puan Costa Júnior foi cam­peão nacional de Tiro ao Prato, na categoria TOP 200, dis­putada por veteranos do tiro es­portivo. A última etapa em que ele sagrou-se campeão foi disputada em Ponta Grossa, no Paraná, e a entrega dos troféus aos campeões foi feita na manhã de ontem (18).

Irapuan disputou com compe­tidores muito mais jovens que ele e demonstrou capacidade de re­flexos e talento para o tiro ao prato com exímia pontaria, ressaltam seus amigos. “Um indivíduo de quase 80 anos disputando em pé de igualda­de e vencendo etapas importan­tes como o que ocorreu este ano em todo o circuito nacional é algo digno de nota e de elogios”, frisou o empresário Ernesto Carneiro, que também foi campeão quatro vezes.

O tiro esportivo que Irapuan Costa Júnior venceu e foi cam­peão no Paraná é disputado com espingardas calibre 12 e assessó­rios que lançam os pratos para o alto para que os competidores os abatam em pleno voo. “Um prato desses quando é arremessado por máquina própria chega a atingir 88,5 quilômetros por hora, como já foi medido em diversas compe­tições. O atirador precisa ter aten­ção redobrada e muita perspicá­cia para saber a direção do prato e acertar seu alvo em movimento com maior rapidez e precisão pos­sível. Marcar pontos com constân­cia e regularidade é outro quesito imprescindível para um compe­tidor de ponta”, ressalta Ernesto Carneiro.

PONTUAÇÃO

Foram 10 etapas disputadas ao longo do ano em diferentes pra­ças espalhadas pelo país e Irapuan marcou pontos importantes em to­das elas para poder chegar ao fim com uma coleção de pontos impor­tantes, que lhe permitiram se man­ter na dianteira e vencer a compe­tição. Ele treina semanalmente no stand de tiro conhecido como Fa­zendinha, que fica na Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro e também no stand do Coutry Clube de Goiás. Pratican­te do tiro ao prato há cinco anos, Irapuan tem instrutores e compa­nheiros de competição de ponta que lhe dão as orientações preci­sas para competir em pé de igual­dade com os melhores do Brasil.

Ernesto Carneiro ressaltou ain­da que os principais valores que fa­zem de um competidor comum ser campeão são cultivados por Irapuan em suas atividades. “Tra­ta-se de um indivíduo disciplina­do, dedicado e humilde em suas ações. Ele se entrega ao treina­mento com afinco e se dedica de corpo e alma para extrair o me­lhor de si. Isso fez dele um cam­peão por excelência”, finalizou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias