Home / Política

POLÍTICA

"Precisamos de alguém que não seja bizarro", afirma Fernando Henrique Cardoso sobre Bolsonaro

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou durante palestra nesta quinta-feira (16/11) que o deputado Jair Bolsonaro é a principal ameaça nas eleições presidenciais de 2018. Apesar de não citar o nome do parlamentar, fez referência de uma declaração antiga do prée-candidato.

"Eu não quero entrar em detalhes, mas há pessoas da direita que são pessoas perigosas", comentou em evento na Universidade Brown, nos Estados Unidos.

"Um dos candidatos propôs me matar quando eu estava na Presidência. Na época, eu não prestei atenção. Mas hoje eu tenho medo, porque agora ele tem poder, ainda não, ele tem a possibilidade do poder."

Fernando Henrique fez alusão ao episódio ocorrido em 1999, quando Bolsonaro, em entrevista à TV Bandeirantes, disse não seria possível mudar o país por meio do voto. "Você só vai mudar, infelizmente, quando nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro. E fazendo um trabalho que o regime militar não fez. Matando 30 mil, e começando por FHC", comentou à época.

Bizarro

Durante outro evento, na Universidade de Columbia, em Nova York, na terça-feira (14/11) o tucano já havia se pronunciado sobre o candidato a presidência. "Precisamos de alguém que não seja bizarro, que fale com as pessoas", disse.

O ex-presidente acredita que o debate das eleições de 2018 terá ênfase mais em questões sobre a violência do que no avanço do conservadorismo. "Qualquer candidato que fale em crime menos como questão social e mais como um assunto real acaba abrindo um espaço mais à direita", afirmou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias