Home / Política

POLÍTICA

“A oposição não pode ter dois candidatos”

O deputado estadual José Nelto (PMDB) encara com pragmatismo as eleições de 2018: “A oposição não pode ter dois candidatos. Daniel Vilela e Ronaldo Caiado devem buscar caminhos que levem ambos a estar juntos para vencer a disputa contra o go­verno”, insiste.

Pré-candidatoadeputadofederal, José Nelto afirma que nem o PMDB nem o DEM possuem chapa com­pleta para deputado estadual e fede­ral, tampouco para os cargos majori­tários. “Quem é o vice de Daniel, e os candidatos ao Senado? Quem são o vice e os senadores de Caiado? Não podemos brincar de disputar elei­ção. Tudo que o Palácio das Esme­raldas quer é que a oposição lance duas chapas. Desunidos, seremos alvo da artilharia palaciana”, adverte.

Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, José Nelto diz que não tem ilusões sobre a adesão de polí­ticos ou partidos da base governis­ta às candidaturas da oposição. “Alí ninguém larga o osso”, frisa. Nelto cita entrevista do ex-senador Antô­nio Carlos Magalhães, que foi ques­tionado sobre a sua permanência no governo Collor durante a crise que levaria ao impeachment. “Go­verno, minha filha, a gente deixa no final, e assim mesmo no finalzinho”. Segundo o peemedebista, “a base só vai deixar o governo em setem­bro, quando ver que a vaca foi para o brejo, mas até lá vão sugar o que puderem”, afirma.

Enfático, José Nelto diz que não acredita em “exército de Brancaleo­ne”, numa alusão ao filme de Mário Monicelli, que retrata um exército de maltrapilhos que tentam fazer fama e fortuna na época das Cru­zadas, no século XI. “Vamos traba­lhar para termos um exército forte, coeso, unindo as militâncias de to­dos os partidos de oposição. Não podemos subestimar o poder de fogo do governo”, alerta.

Paraolegislador, tudopodeacon­tecer até março. Caiado pode apoiar Daniel, ou vice-versa, ou até outros nomes serem lançados, como o ex­-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. “O que não pode acontecer é a gente sair sem chapa, sem candidatos, desunidos”, insiste.

O prefeito de Catalão, Adib Elias, defende a tese de que o PMDB deve apoiar a candida­tura de Ronaldo Caiado, tendo Daniel na vice ou candidato ao Senado, como parceiro de cha­pa o vereador Jorge Kajuru ou o deputado federal Pedro Chaves.

José Nelto diz que este e ou­tros cenários devem ser analisa­dos, como, por exemplo, de Caiado apoiar a chapa do PMDB, indican­do o vice ou candidato ao Senado. “Tudo pode acontecer a partir de março, o que não podemos perder é a possibilidade de fazer um am­plo entendimento para enfrentar com igualdade de peso a máqui­na governista”, frisa.

Quem é o vice de Daniel e quais são os candidatos ao Senado? Quem são o vice e os senadores de Caiado? Não podemos brincar de disputar eleição”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias