Home / Política

POLÍTICA

Bolsa Família escraviza pessoas, afirma Maia 

Durante evento no Brazil Institute, em Washington, nesta quarta-feira (17/01), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que o Bolsa Família não é um programa social bom, já que permite a dependência dos beneficiários com relação ao Estado.

"Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego", afirmou.

O deputado defendeu mudanças que gerem obrigações com  educação, saúde e saneamento. Segundo ele, isto estimularia as pessoas a saírem da dependência do programa.

Maia comentou que o Bolsa Família não é um programa de esquerda, mas sim ‘liberal’. No entanto, criticou a forma como foi implantado pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

"É engraçado que o Brasil cresceu tanto no governo do PT e o número de pessoas dependentes do Bolsa Família aumentou. Tem alguma coisa errada. Se o Brasil está ficando mais rico, por que há mais pessoas pobres dependentes do Bolsa Família? Essa era uma distorção grande”, disse.

O parlamentar ainda completou: "Como é que você dá condições para o cidadão pobre brasileiro, que depende do Bolsa Família, que o filho dele tenha uma condição de escolaridade, uma condição de saúde, cursos profissionalizantes para que ele possa sair da dependência e possa gerar sua própria renda."

Possível candidatura 
Maia informou que há possibilidade de disputar a presidência do Brasil caso o número nos levantamentos a respeito de intenção de voto aumente.

“Hoje não, eu tenho 1% nas pesquisas. No dia em que eu tiver 7%, as coisas melhoram muito”, declarou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias