Home / Política

POLÍTICA

Projeto proíbe multa em fatura que vencer em fim de semana ou feriado

Já pagou multa por uma fatura que vencia no fim de semana? Isso pode acabar se o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 171/2015 for aprovado no Congresso. Atualmente em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado o projeto ainda seguirá para análise do Plenário.

A proposta proíbe a cobrança de multa em faturas com data de vencimento em fins de semana e feriados, quando o pagamento for feito no primeiro dia útil subsequente. A Lei 7.089/1983 já veda a cobrança, pelos bancos e instituições financeiras, de juros de mora nessas situações, mas não a multa.

Então o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 171/2015, do deputado Augusto Carvalho (SD-DF), altera o texto para incluir também a proibição da cobrança de multa.

Na Comissão, a matéria já está pronta para entrar na pauta depois do recesso. Para a relatora, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), a proposta preenche uma lacuna da Lei 7.089/1983, que não faz menção às multas existentes na maioria dos contratos.

Para ela, embora as multas usualmente não sejam cobradas quando o vencimento ocorre em dias não úteis, é importante explicitar a proibição, para evitar alterações futuras que prejudiquem os consumidores.

Com informações da Agência Senado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias