Home / Política

POLÍTICA

Segundo Datafolha, Lula tem 37% de intenções de voto após julgamento

Após ser condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pelo caso do tríplex do Guarujá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve os mesmos índices de intenção de voto na corrida presidencial que tinha em dezembro, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (31/1), pela Folha de S.Paulo.

O petista lidera os cinco cenários em que é incluído, com entre 34% e 37% da preferência do eleitorado, mesma estimativa do do levantamento de dezembro. Já o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vem em segundo lugar, com 15% a 18% das intenções de voto, no mês anterior, a mínima intenção de votos no deputado chegava à 17% e a máxima se manteve do mês anterior.

O estudo foi realizado nesta segunda-feira (29/01), e terça-feira (30/01), depois do julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que ocorreu ocorreu na quarta-feira (24), e que pode tirar Lula da disputa devido a Lei da Ficha Limpa.

Nos cinco cenários, exemplificado, que incluem Lula, o terceiro lugar apresenta empate técnico. Na primeira simulação, Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) têm 7% e Joaquim Barbosa (sem partido), 5%. No segundo cenário, Alckmin e Ciro mantêm os 7%, e Alvaro Dias (Podemos) tem 4%.

Já em uma terceira situação, Marina Silva (Rede) aparece com 8% e Luciano Huck (sem partido) tem 6%, mesmo porcentual de Alckmin e Ciro. Em uma quarta simulação, Marina tem 10%, Ciro, 7%, Dias, 4%, e João Doria (PSDB), 4%.

No último cenário exemplificado, Marina aparece com 7%, Alckmin e Ciro com 6%, Huck com 5%, Barbosa e Dias com 3%. Nesse caso, o presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ficam com 1% cada.

Em uma simulação de segundo turno, Lula venceria Alckmin (49% a 30%) e Marina (47% a 32%) e Bolsonaro (49% a 32%). A pesquisa foi realizada com 2.826 pessoas, em 174 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05351/2018.

Com informações da Folha de São Paulo

Foto/ Estadão

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias