Home / Política

POLÍTICA

Com dobradinha, Caiado e Lúcia Vânia, Federais de Jataí e Catalão são aprovadas

Com a articulação dos senado­res Ronaldo Caiado (Democratas­-GO) e Lúcia Vânia (PSB-GO), os projetos que criam as universida­des federais de Jataí (PLC 7/18) e Catalão (PLC 5/18) foram aprova­dos na Comissão de Educação do Senado, ontem.

Os textos já aprovados na Câmara seguem agora ao plenário do Sena­do para o trâmite final em caráter de urgência. Caiado (Jataí) e Lúcia Vâ­nia (Catalão) foram os relatores dos projetos e também se revezaram na exposição em defesa da importân­cia regional das novas instituições.

“Vamos dar a oportunidade para que uma região altamente produtiva, que é o sudoeste goia­no, tenha um ensino superior de ponta. A universidade em Jataí vai atender a toda uma área de mais de 56 mil quilômetros quadrados  com 500 mil habitantes. Uma refe­rência nacional em produtividade que agora será também referência na formação de pessoas qualifica­das para dar, não só ao campo, mas ao setor urbano a qualidade profis­sional que merecem. É gratifican­te podermos ver neste momento uma matéria tão relevante como esta com o objetivo de poder faci­litar a vida dos goianos que ali nas­ceram e vivem”, defendeu Caiado.

DEMOCRATA

Lúcia Vânia elogiou o relatório de Caiado e enalteceu a importân­cia do mandato do democrata para o estado de Goiás. “Cumprimento o senador Ronaldo Caiado e quero di­zer da minha satisfação em vê-lo re­latando essa matéria de uma região que conhece tão bem e sabe da im­portância dessa universidade para a região. É um motivo de orgulho para todos nós a sua relatoria e o seu tra­balho aqui nessa casa”, comentou.

Já no relatório sobre a criação da Universidade de Catalão, Lúcia Vâ­nia apontou não ter dúvidas de que “o desmembramento da Regional Catalão em universidade autônoma propiciará maiores oportunidades de expansão do acesso ao ensino superior público naquele entorno” e ressaltou a importância que “parce­rias, convênios e pesquisas voltadas às necessidades da região poderão ser fortalecidas e estimuladas com maior celeridade”.

Após a leitura, Caiado pediu a palavra e ressaltou que essa é uma luta de vários anos que se inciou com o ex-prefeito Haley Margon e seguiu agora alicerçada pelo atual, Adib Elias. “Interessante é que o Estado de Goiás, um estado bem central, é um dos que têm o menor número de universidades entre os estados da federação. Esta matéria tem para nós uma relevância ímpar: vamos dar a uma região do estado que é referência muito avançada na área da indústria, com montadoras de carro e tratores, um ensino supe­rior com a qualidade e a vocação que ela precisa”, evidenciou.

CURSO DE MEDICINA

Caiado também reforçou o tra­balho que vem desempenhando para a criação do curso de medici­na em Catalão, já autorizado pelo Ministério da Educação e apenas aguardando dotação orçamentária.

“Essa é uma oportunidade que estamos criando de, dentro do campus de Catalão, instalarmos o curso de medicina, o que dará um grande diferencial a jovens que hoje são obrigados a migrar a Uberlândia ou Goiânia para ter essa oportunidade”, comemorou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias