Home / Política

POLÍTICA

Senado aprova mudança no microcrédito

Projeto aprovado nesta sema­na no Senado melhora o Progra­ma Nacional de Microcrédito Pro­dutivo Orientado, voltado para empreendedores de baixa renda. Entre as principais alterações está o aumento do limite de renda ou receita bruta anual de R$ 120 para 200 mil, aumentado o universo de pequenos empresários a terem acesso ao recurso. “O projeto mo­derniza e simplifica o programa”, observa a senadora Lúcia Vânia, que apoiou a Medida Provisória.

Além disso, o a matéria reduz os custos operacionais que envol­vem a concessão de financiamen­tos e amplia as fontes de financia­mento no programa, entre as quais os Fundos Constitucionais de Fi­nanciamento do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste. A senado­ra observa que as alterações não implicam em aumento de despe­sas públicas, “no entanto, são alvo de elevado impacto positivo para aqueles que não têm acesso a cré­dito em condições favorecidas”.

Desde 2008, mais de R$ 50 bi­lhões foram aplicados no progra­ma de microcrédito e Lúcia Vâ­nia acredita que a mudança deve ampliar a geração de renda e me­lhorar a qualidade de vida da po­pulação, ao estimular o empreen­dedorismo popular, a inclusão social e o desenvolvimento local.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias