Home / Política

POLÍTICA

Transparência em programas de fidelidade

Programas de fidelização de clientes que fornecem resgate de prêmios mediante acumulo de pontos tem se tornado uma alter­nativa interessante para grandes empresas que buscam chamar a atenção do consumidor.

Atento às tendências de consu­mo e tópicos de interesse da popu­lação, o deputado estadual Francis­co Jr(PSD-foto) é autor de projeto de lei que busca conferir ao consumi­dor um maior acesso a informação acerca de programas de fidelidade.

Ao defender o projeto de lei, apresentado dia 15 de março, dia do consumidor, o deputado des­tacada o objetivo principal da pro­positura, "Várias empresas tentam fidelizar os seus clientes e criam programas de pontuação que ofe­recem vantagens, serviços, descon­tos, contudo, nem sempre essa in­formação fica clara, então o projeto regulamenta no tempo e nas condi­ções de resgate dos pontos para que o direito do consumidor seja garan­tido. Para que assim o consumidor tenha condição de ter uma boa rela­ção com quem ele é cliente, e possa de fato aproveitar esses benefícios e vantagens ao se fidelizar a esse for­necedor.", explica Francisco Jr.

De acordo com Roberto Me­deiros, presidente da Associação Brasileira das Empresas do Merca­do de Fidelização (ABEMF), o se­tor tem a tendência de crescimen­to acentuado, tanto por ser um mercado novo no Brasil, quan­to pelo momento de crise, já que com o acúmulo de pontos o con­sumidor pode conseguir passa­gens de avião, produtos de super­mercado e até combustível.

Conforme pesquisa divulgada pela ABEMF, no terceiro trimestre de 2017 foram realizados 7 milhões de novos cadastros em programas de fidelidade, totalizando 107,9 mi­lhões de cadastros em todo o país.

O principal desejo de consumo de clientes cadastrados em progra­mas de fidelidade são passagens aéreas, que representam cerca de 75,8% dos pontos resgatados, os de­mais 24,2% são usados para aquisi­ção de produtos e outros serviços.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias