Home / Política

POLÍTICA

Daniel: mais investimentos em tecnologia para área da Saúde

O pré-candidato a governador de Goiás pelo MDB, deputado Da­niel Vilela, defendeu investimentos em inovação e Tecnologia da Infor­mação para resgatar a qualidade do atendimento na área da saúde em Goiás. O emedebista falou sobre isto a empresários em sabatina realiza­da na pela Associação Pró-Desen­volvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), realizada na última segunda-feira.. “Temos que investir mais em Tecnologia da Informação para garantir agilidade e acessibilida­de para o cidadão, universalizando, por exemplo, o prontuário eletrôni­co. Os pacientes e servidores da área também têm que ter em mãos in­formações em tempo real sobre va­gas, disponibilidade de atendimen­to e outras informações importantes, para evitar peregrinações desneces­sárias”, afirma Daniel Vilela, lembran­do que a modernização do sistema ainda vai economizar recursos pú­blicos ao evitar procedimentos re­petidos e garantir maior assertivi­dade nos tratamentos. “Tem ainda o ganho em transparência dos gas­tos”, acrescentou.

PESQUISA

Pesquisa Serpes/O Popular trou­xe nesta terça-feira (10) a informação de que a saúde é justamente a área na qual o atual governo do Estado mais tem deixado a desejar. Segun­do o levantamento, esta é a opinião de 53,1% dos goianos. “Pelo diag­nóstico setorial que estamos elabo­rando para o Estado, não havia dúvi­da de que a saúde era uma das áreas mais críticas. Isto só reforça nossa percepção de que o governo inves­te mal e também a necessidade de uma maior fiscalização sobre o tra­balho das OSs, que recebem fortu­nas do Estado”, diz Daniel.

REUNIÃO

Na reunião na Adial, o deputado também afirmoue que vai propor a adoção de aplicativos que disponibi­lizem à população informações em tempo real sobre a rede pública de saúde, possibilitando agendamen­to online de consultas e a disponibi­lidade de especialistas para consul­tas. “Hoje quase todo mundo tem em mãos um smartphone e poder contar com as primeiras informa­ções básicas, como as especialidades disponíveis em determinadas unida­des, fila de espera, além do agenda­mento online, já agiliza muito a vida do cidadão”, explicou, destacando que para essas inovações funciona­rem, a rede pública também precisa de mais investimentos em estrutura e equipamentos, especialmente no interior do Estado. “Temos de ado­tar uma política mais efetiva de des­centralização”.

GESTÃO

O deputado contou aos mem­bros da Adial que formou há alguns meses um grupo de especialistas em diversas áreas, incluindo a saúde, para elaborar um projeto de gestão a ser apresentado próximo ao perío­do eleitoral. Além dos investimentos em tecnologia, buscando sempre agregar eficiência ao setor público, Daniel também defendeu um diá­logo mais próximo do governo com o setor produtivo. “A relação do go­verno com o empresariado nos últi­mos anos tem sido só no sentido de cobrar mais impostos para fechar as contas. No meio de uma crise econô­mica como a que o Brasil ainda está superando, esta política de reajustes pode ser fatal para o empreendedor”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias