Home / Política

POLÍTICA

Desdobramento da Lava Jato mira doleiros que movimentaram US$ 1,6 bilhão em 52 países

O desdobramento da operação Lava Jato, batizada de Câmbio Desligo, cumpre 43 mandados de prisão preventiva e dois de prisão temporária na manhã desta quinta-feira (03/05). Os mandados devem ser cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além do Paraguai e Uruguai.

O doleiro Dário Messer é o principal alvo. Ele é considerado o principal doleiro do país. Autoridades uruguaias estão apoiando a operação, que visa desarticular esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa.

O sistema que os suspeitos integravam é chamado de Bank Drop. Segundo as investigações eles remetem dinheiro para o exterior através de uma ação conhecida como ‘dólar-cabo’, que é um modo de enviar dinheiro para o exterior sem passar para instituições financeiras regulamentadas.

Os suspeitos movimentavam US$ 1,6 bilhão por meio de 3 mil empresas offshore em 52 países. As empresas ficam em paraísos fiscais e são usadas para ocultar o verdadeiro dono do dinheiro depositado em uma conta.

O desdobramento ocorre a partir da delação do doleiro Vinícius Vieira Barreto Claret, conhecido como Juca Bala, e Cláudio Fernando Barbosa, o Tony. De acordo com a PF, os dois atuavam na organização criminosa chefiada pelo ex-governador Sérgio Cabral. Eles foram presos no Uruguai e trazidos para o Brasil, pela Lava Jato.

Os agentes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal chegaram ao apartamento de Dário na Avenida Delfim Moreira, por volta das 6h. Dário também tem casa no Paraguai.

(Foto/Reprodução Internet)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias