Home / Política

POLÍTICA

MDB manda citar prefeitos dissidentes

A Comissão de Ética do MDB notificou três dos cinco prefei­tos do partido que manifestaram apoio à candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM), sendo eles Paulo do Valle (Rio Verde), Ernesto Roller (Formosa) e Faus­to Mariano (Turvânia).

Ex-vereador e ex-presidente do diretório do MDB de Aparecida de Goiânia, Ezízio Barbosa (foto) é vice-presidente da Comissão de Ética do MDB e foi nomeado pelo presidente da comissão, Thiago Borges, como relator dos proces­sos na comissão. Segundo Ezízio, os prefeitos tem 15 dias para cons­tituir testemunhas e apresentar de­fesa aos processos éticos. Mas a di­reção do MDB, também trabalha com idéia de notificar os prefeitos também em processos cautelares.

De acordo com Ezízio Barbosa os processos cautelares são anali­sados diretamente pela executiva do diretório estadual. Para serem aceitos, eles tem que ter a manifes­tação de dois terços da executiva. Tanto os processos éticos, quanto os processos cautelares podem le­var à suspensão ou até a expulsão dos membros do partido que fo­rem condenados pela direção da legenda. O presidente da comis­são de ética, Thiago Borges lembra que as representações em relação aos prefeitos foram feitas feita por filiados ao MDB dos municípios onde os prefeitos entraram em de­sacordo com o partido.

Lideranças do partido, como o ex-prefeito e ex-governador Maguito Vilela entendem que os prefeitos exarcebaram ao ma­nifestar apoio a um candidato de outro partido, entendendo que o o candidato do MDB deve ser respeitado durante o processo de pré-campanha, e que opções de novas candidaturas no parti­do ou fora dela, devem ser tra­tadas apenas nas convenções. Já para o prefeito de Formosa, Ernesto Roller, a manifestação dele de os outro quatro prefei­tos é legítima. Roller considera que enquanto os candidatos são ungidos pela convenção é livre o debate politico na legenda.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias