Home / Política

POLÍTICA

Lúcia Vânia libera obra de creche em Goiatuba

No Brasil, estima-se que há cer­ca de 6 mil obras de creches paradas por motivos diversos, o que tem de­mandado da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) (foto) muita articulação junto ao Ministério da Educação e Tribunal de Contas da União(TCU) para desbloquear as construções.

Na última semana, a parla­mentar goiana, que preside a Co­missão de Educação no Senado (CE), liberou uma obra em Goia­tuba, que aguardava há um ano autorização do MEC para a mu­dança do projeto inicial. “O mu­nicípio possuía uma creche con­tratada e empenhada, porém, sem execução, porque o projeto adota­va um modelo de tecnologia que não deu certo em vários municí­pios”, explica Lúcia Vânia.

A alteração na tipologia carece de deferimento e foi essa autoriza­ção que a senadora conseguiu jun­to ao MEC na terça-feira (07), para que a obra da creche, que estava com apenas 20% executada, tives­se continuidade. Agora, o municí­pio terá a sua disposição o decur­so de R$ 1,6 milhão para concluir a creche, que poderá atender mais de 100 alunos de zero a cinco anos em dois turnos.

As creches fazem parte do pa­cote de unidades escolares lançado em abril de 2013, pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Pro­grama Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para aRedeEscolarPúblicadeEducação Infantil (Proinfância).

Até 2014, deveriam ter sido cons­truídas 6 mil creches e pré-escolas em todo país, mas, dessas, apenas 80 foram entregues, segundo infor­mação do TCU, e um grande núme­ro de obras foi cancelado. Há ain­da, segundo o órgão do Ministério da Educação, 449 obras de creches paradas e 470 unidades inacabadas em todo país. Em Goiás, há 29 obras paralisadas, fora aquelas obras que nem foram iniciadas.

Desde o ano passado que Lú­cia Vânia articula para desblo­quear obras de creches paralisa­das. Em Goiânia, ela conseguiu liberar 15 construções e em Apa­recida outras 12.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias