Home / Política

POLÍTICA

Lula coloca Haddad no segundo turno

A candidatura do ex-presiden­te Lula (PT) foi registrada na última quarta-feira no Tribunal Superior Eleitoral. Uma multidão de apoia­dores – calculada em 30 mil pelos organizadores – participou do ato,­juntamente com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddade a candida­ta a vice-presidente, Manuela D´Avila (PCdoB-RS). Mas e se a candidatura de Lula for cassada pelo TSE? O di­retor-presidente do Instituto Vox Po­puli, Marcos Coimbra, garante que em questão de horas todos os votos do ex-presidente seriam transferi­dos para Haddad. E a capacidade de transferência não deve ser pequena. Conforme levantamento feito pelo site Data Poder 360, Lula tem 38% de eleitores firmes, daqueles que dizem que votariam com certeza ou pode­riam no ex-presidente.

HADDAD VS BOLSONARO

O sociólogo Marcos Coimbra, em entrevista a TV Brasil 247 foi enfático “Se Lula e for vetado, seu representante (Haddad) deve pas­sar para o segundo turno na fren­te de Bolsonaro. Haddad será mais fortalecido quanto mais agressi­vas forem as medidas do Judiciá­rio para interditar Lula”, profetiza. Quanto à questão do tempo para que uma eventual transferência as intenções de voto para Haddad aconteça, ele foi taxativo: “o elei­tor de Lula não precisa de meses, nem semanas, nem dias para to­mar essa decisão; é provável que não mais do que em seis horas isso aconteça. E é preciso levar em con­ta que “80% da população brasilei­ra tem smartphone”, observa.

HORÁRIO ELEITORAL

Para Marcos Coimbra, o horário eleitoral gratuito e a mídia tradicio­nal têm pouca influência no eleito­rado no primeiro turno das eleições. Seu entendimento é de que a pro­paganda gratuita passa a ter maior relevância no segundo turno. Neste entendimento, pode ter sido inócua a aliança de Alckmin com o “cen­trão”. Para Coimbra, o fato de Alck­min ter apenas 20% das preferências no estado de São Paulo, em tercei­ro lugar, atrás de Lula e Bolsonaro é quase um decreto de sua chance nula de sucesso nas eleições.

PESQUISA

O site DataPoder360 pesquisou o potencial de voto de Lula de 25 a 28 de julho de 2018. De acordo com o levantamento, o ex-presidente tem 38% de pessoas que dizem votar nele “com certeza” ou que “pode­riam votar”. Mais: Lula tem a me­nor taxa de rejeição entre os presi­denciáveis (60%), contra 65% que rejeitam Bolsonaro (PSL), 62% que reprovam Geraldo Alckmin (PSDB), e 60% de Ciro Gomes (PDT).

A pesquisa do Instituto de Pesqui­sas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para a Folha de Pernambu­co trouxe Lula com 55% Bolsonaro, com 13% MarinaSilva (Rede), 7%; CiroGomes(PDT), 4%; GeraldoAlck­min (PSDB), 3%; Alvaro Dias (Pode­mos) 2%/ João Amoêdo (Novo) e Vera Lúcia (PSTU) 1% cada. Os de­mais candidatos não pontuaram. Os que disseram que irão votar nulo ou em “nenhum” dos candidatos che­gam a 10%, e os que disseram não sa­ber em quem votarão chegam a 4%.

No cenário onde Haddad é apoia­do por Lula, o ex-prefeito de São Pau­lo registra 27%; Marina Silva e Bol­sonaro empatam com 15% e 14%, respectivamente, Ciro Gomes sobe e vai a 9%. Alckmin tem 5%, Alva­ro Dias, 2% e os demais não pontu­ram.bNo cenário sem Lula, o índice de votos brancos e nulos. sobe para 20%. A pesquisa do Ipespe foi reali­zada entre os dias 11 e 13 de agosto e ouviu 800 pessoas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de con­fiança é de 95,45%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR- 06973/2018 e PE-07336/2018.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias