Home / Política

POLÍTICA

Marcos Abrão intermedia retorno do pagamento de luz em loterias

Em audiência com a vice pre­sidência de governo da Caixa Eco­nômica Federal na última terça-fei­ra (2), o deputado federal Marcos Abrão (PPS) solicitou a retomada do contrato que permite o recebi­mento de faturas de energia em casas lotéricas, acompanhado de representantes do Sindicato dos Lo­téricos de Goiás. “Nós viemos tra­zer aqui a Brasília, na diretoria da Caixa, a nossa preocupação com a possibilidade do fim do pagamen­to de contas de luz em loterias, por­que a população é diretamente pre­judicada com o fechamento de pontos de atendimento”, afirmou.

Após a reunião a Enel Goiás in­formou que as negociações com a Caixa foram reabertas. O vice pre­sidente de governo do banco, Ro­berto Barreto, afirmou que a Caixa apresentou à Enel uma redução no valor do reajuste cobrado para re­ceber as tarifas e que aguarda uma posição positiva da Enel. “Nós que­remos chegar a um meio termo que seja viável, que garanta a sus­tentabilidade do processo. A Cai­xa tem sido o mais flexível possível. Sabemos da capilaridade, volume e velocidade do trabalho dos loté­ricos e estamos dispostos a nego­ciar com a Enel”, disse.

FECHAMENTOS

Segundo a presidente do sin­dicato, Nelma Fernandes, o re­cebimento de faturas de energia “é parte substancial da renda das agências lotéricas e a perda desse montante acarretaria o fechamen­to de loterias em vários lugares do estado. O deputado tem nos ajuda­do muito nessas negociações, com sensibilidade para ajudar não ape­nas nós lotéricos, mas as pessoas que querem pagam suas contas em um único lugar, com mais pra­ticidade e velocidade”, disse.

O IMPASSE

A possibilidade do fim do rece­bimento de contas de energia em casas lotéricas teve início no últi­mo mês, quando a Caixa propôs um reajuste de 30% no valor co­brado pelo banco para o serviço de pagamento das tarifas. A Enel havia informado que o contrato seria suspenso e que novas for­mas de atendimento ao cidadão seriam implantadas. A suspensão do recebimento das contas de luz em loterias representaria uma re­dução de cerca de 8.000 pontos de pagamentos para o cidadão.

Segundo o deputado Marcos Abrão, “essa é uma situação que afeta principalmente a população do interior, onde muitas vezes há apenas uma agência bancária, e que precisará fazer o pagamento mais longe de casa, em filas maio­res, com menos praticidade. Esta­mos buscando alternativas para reverter essa situação sem prejuí­zo para o consumidor”, afirmou.

É parte substancial da renda das agências lotéricas e a perda desse montante acarretaria o fechamento de loterias em vários lugares do Estado” Presidente Nelma Fernandres

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias