Home / Política

POLÍTICA

Em processo, procuradoria dá parecer favorável a direito de resposta de Ciro Gomes contra a revista Veja

A Procuradoria Geral Eleitoral deu parecer favorável ao direito de resposta ao candidato presidência Ciro Gomes (PDT) contra a revista Veja pela reportagem da capa da revista no dia 5 de setembro. A revista usou o título “O esquema cearense” na publicação que denunciava um esquema de propinas durante o governo Cid Gomes.

Segundo a publicação, empresários ganhavam a liberação de créditos fiscais do governo Cid Gomes, irmão de Ciro, em troca de propinas para financiar campanhas eleitorais.

A reportagem foi baseada na entrevista com o ex-tesoureiro do Pros, antigo partido de Ciro Gomes, Niomar Calazans, que afirmou que Ciro sabia e participava do pagamento de propinas. O tesoureiro ainda admitiu não ter provas da acusação.

A coligação do PDT e Ciro Gomes, entraram com uma representação argumentando que a publicação teria reflexos danosos sobre a campanha eleitoral.

Segundo reportagem do portal Poder 360, o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques Medeiros, defendeu o direito de resposta sob o argumento de que, a “ausência de provas, a imputação dos fatos ao candidato, de forma assertiva no período eleitoral, configura prática de amplificação de informação de baixa consistência em detrimento de indivíduo, fazendo uso de seu poder de comunicação e de sua reputação jornalística em excesso ou desvio”, afirma na decisão.

O vice-procurador, negou o pedido da defesa de Ciro Gomes de suspensão da veiculação da matéria no site da Veja. O processo deve ser julgado também pelo Tribunal Superior Eleitoral.

(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias