Home / Política

POLÍTICA

Frederico Jayme deixa a Secretaria de Governo

O advogado Frederico Jayme Filho deixou ontem a Secretaria de Governo, em encontro manti­do com o governador José Eliton (PSDB). O ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribu­nal de Contas do Estado entende que ofereceu contribuição ao go­verno de Goiás, conforme solici­tação do ex-governador Marconi Perillo e do governador José Eliton.

Frederico Jayme disse ao Diá­rio da Manhã que, quando Marco­ni Perillo (PSDB) deixou o governo, em abril deste ano, também havia decidido sair. Mas, a pedido tanto de Marconi Perillo quanto do go­vernador José Eliton (PSDB), tro­cou a chefia de gabinete do gover­nador pela Secretaria de Governo, mas firmou um compromisso: só ficaria até o término das eleições. Como a disputa eleitoral foi deci­dida no primeiro turno, Frederico Jayme decidiu sair agora.

Frederico tem uma longa folha de serviços prestados ao Estado. Foi presidente da Assembleia Legisla­tiva e, por cinco vezes, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Na vida pública, sempre ofereci contribuição no sentido de que fossem efetivadas políticas que valorizassem o servidor e também promovessem melhor qualidade de vida das pessoas”.

Ele reassumirá seu escritó­rio de advocacia, em Goiânia e em Anápolis.

SUBSTITUTO

O governador José Eliton deverá nomear o advogado Edivaldo Car­doso, que deixa a presidência da Celg Telecom para assumir o car­go de secretário de Governo, em substituição a Frederico Jayme Fi­lho. Edivaldo Cardoso já trabalhou em multinacional americana, nos Estados Unidos, e dirigiu o Detran, Ceasa e ABC. Foi presidente em Goiás do PT do B (hoje Avante).

CARREIRA VITORIOSA

Frederico Jayme Filho tem uma trajetória vitoriosa na vida pública, iniciada como secretário do prefei­to Henrique Santillo, em Anápolis. De imediato, elegeu-se deputado estadual pelo MDB, como expres­siva votação em Pirenópolis, Goia­nésia e demais municípios da re­gião do Vale do São Patrício.

No segundo governo de Iris Re­zende, Frederico Jayme ocupou a Secretaria de Segurança Pública, proporcionando, em sua gestão, redução dos índices de criminali­dade. Teve como foco a valoriza­ção dos policiais civis, militares e corpo de bombeiros, oportunidade que os salários foram reajustados.

Na Assembleia Legislativa, im­primiu uma gestão moralizado­ra, com cortes de gastos e se pro­jetou para uma eventual disputa à Câmara Federal. Preferiu dei­xar o Legislativo, sendo nomeado conselheiro do Tribunal de Con­tas do Estado. Também na Corte de Contas adotou gestões auste­ras, com enxugamento de folha e redução de despesas, além de maior rigor na fiscalização dos ór­gãos da administração estadual.

Por diversas vezes, Frederi­co foi convidado a disputar no­vas eleições em Goiás, já que não havia interrompido os contatos com as bases políticas no interior do Estado, principalmente na re­gião do Vale do São Patrício, mas optou por não concorrer mais a cargos eletivos. Permaneceu nos bastidores da política partidária, vindo a assumir a chefia do gabi­nete do então governador Mar­coni Perillo, em 2015.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias